Condutores,
Quando eu digo que procurar o ponto da tremidinha é prejudicial ao carro e à aprendizagem significativa ainda recebo críticas de alguns instrutores. Quem sabe, uma explicação técnica ajude.
1. Quando pisamos fundo no pedal de embreagem platô e disco de embreagem se distanciam totalmente liberando a comunicação entre motor do carro e rodas para a entrada de outra marcha.
2. Quando soltamos de vez o pedal de embreagem platô e disco se juntam, se acoplam totalmente e o carro morre.
3. O ponto da "tremidinha" é o ponto mais próximo de acoplamento e morte do carro.
4. Procure sempre pelo ponto mais próximo do meio do pedal em que o carro começa a SE MOVER e não a morrer;
5. Depois de achar o ponto ideal de embreagem pise no freio para segurar esse ponto sem mexer na posição que você encontrou na embreagem;
6. Para sair, apenas levante o pé do freio que o carro já entrará em movimento e comece a acelerar suave!
Para você conseguir sair com qualquer carro sem ele morrer o segredo é procurar no pedal de embreagem o ponto em que o carro começa a se MOVER.
Isso porque no carro da autoescola você se acostumou a achar a tal "tremidinha", mas as condições do sistema de embreagem são diferentes em outros tipos de carros seja por conta do desgaste natural causado pelo uso, seja porque o sistema de embreagem é novo, seja por regulagem do pedal.
Procurando sempre o ponto em que o carro começa a se mover diminui o risco de "morte" do carro sem o chacoalhão típico da tal "tremidinha".
Ache no pedal da embreagem o ponto em que o carro começa a se MOVER e o carro nunca mais morre.