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Olá, condutores!

Uma das maiores dificuldades dos alunos que estão fazendo o processo de habilitação é a manobra de ré, tanto é que os instrutores ensinam bem pouco a manobrar de ré durante as aulas e quando ensinam! Mas porquê isso acontece? Porque a manobra de ré é uma das mais complicadas para um aluno que nunca dirigiu antes, nunca sentou no banco do motorista antes e mal consegue se entender com o carro andando para frente. Por ser uma manobra mais complexa na fase de aprendizagem é ensinada por último. Dependendo das dificuldades do aluno, para ele não ficar enrolado e não se confundir na fase de aprendizagem muitos instrutores ensinam somente para passar na prova.

CARACTERÍSTICAS DA MANOBRA DE RÉ

1. Baixíssima velocidade ou quase nenhuma;

2. Praticamente todo o controle do carro é feito em pedais de embreagem e freio usando o acelerador com pisadas bem fraquinhas somente para fazer o carro se movimentar o necessário;

3. A todo o momento, principalmente em vagas apertadas, usamos os pedais de freio para parar o carro e embreagem para não deixá-lo morrer;

4. Como é uma manobra quase sem velocidade, caracteriza-se por mais movimentos de volante;

5. Na manobra de ré o carro responde com os mesmos fundamentos de uma manobra em qualquer marcha, só que andando para trás. Isso significa que se movimentar o volante para a direita a traseira do carro vai para a direita; se movimentar o volante para a esquerda a traseira do carro vai para a esquerda.

FUNDAMENTOS DA MANOBRA DE RÉ

1. Excelente comando e controle de pedais de freio, embreagem e acelerador em baixíssima velocidade (com pisadas leves e firmes);

2. Completo domínio dos retrovisores externos do carro, os mais utilizados, sempre conferindo as laterais do carro na manobra. Às vezes o carro passa de um lado, mas já está encostando do outro;

3. Não confie só no retrovisor de dentro do carro: ele só mostra o que acontece atrás e na manobra de ré vc precisa saber exatamente o que acontece atrás e nas laterais do carro;

4. O aluno tem que reconhecer a quina da traseira do carro na imagem do retrovisor: a quina do capô é a pontinha da traseira do próprio carro;

5. O aluno deve prestar bastante atenção na cara do carro, na frente dele e onde ela está, para onde ela vai, pois numa manobra de ré se ficar olhando só para trás se a vaga for apertada acaba encostando a frente.

Uma dica legal para fazer manobras de ré é colocar caixas de papelão para treinar a aproximação. Se errar a manobra e encostar na caixa não acontece nada com o carro e nem abala tanto a autoestima quando encostar num carro ou obstáculo de verdade.

Para uma manobra de ré perfeita tem que treinar muito, bastante, reconhecer as quinas ou pontinhas do carro e aprender a controlá-las nos giros de volante e comando de pedais.
Sempre olhar nos retrovisores durante toda a manobra: isso é fundamental!

Prestem bastante atenção nos muros que não são retos, naqueles muros tortos, que tem desnível, pois eles costumam enganar o motorista. Uma parte do carro está perfeita na aproximação quando a outra já encostou é um dos maiores problemas nesse caso.
 
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