Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Achando o ponto da embreagem perfeita: com fotos

O semáforo fechou e vc teve de parar. Como achar rápido o ponto da meia embreagem perfeita para o carro não voltar?

Fiz um tutorial com fotinhas prá vcs pegarem a manha. 

Enquanto a sinaleira está fechada, o que dá, no mínimo, 30 segundos, vcs podem achar com calma e tranquilidade o ponto da meia embreagem para o carro não morrer na saída e fazer uma saída segura, sem medo do carro voltar. Vamos às fotos com marcadores:

Enquanto o carro está parado na sinaleira, faça a meia embreagem do jeito que vc sabe. Para tirar "a prova dos 9", levante levemente o pé do freio para se certificar se o carro fica parado, se ele quer voltar prá trás (aqui é um pleonasmo mesmo usado como licença para a explicação ficar mais didática) ou se quer sair sozinho.

1. Posição dos pés na meia embreagem:


Os pés vão ficar como está na foto acima assim que vc parar na sinaleira e fizer a meia embreagem. Para se certificar que achou o ponto certo levante suavemente o pé do freio deixando o pé da embreagem na posição em que está. 


2. Se o carro quiser voltar:
Se ao levantar um pouquinho o pé do freio vc perceber que o carro quer voltar, recoloque o pé no freio, solte um pouquinho mais de embreagem e,agora na nova posição, solte de novo o pé do freio.


Essa é a posição quando vc já soltou mais um pouquinho de embreagem e recolocou o pé no freio para, com segurança, tirar o pé do freio de novo e ver como o carro se comporta. Se ficar parado, ok, é o ponto ideal. Na hora de sair, comece acelerando um pouco para dar giro no motor e aos poucos vá soltando o pedal da embreagem. 

3. Se o carro quiser sair sozinho, indo um pouco para a frente quando vc levanta o pé do freio:

Nesse momento vc pode optar em deixar o carro aceleradinho para sair, bastando só acelerar e soltar o pé do freio, ou então, pisar mais um pouquinho na embreagem para o carro ficar parado. 


Essa é a posição se vc não quiser sair com o carro aceleradinho, tipo: abriu a sinaleira, fui. Nesse caso, pise no freio de novo, pise mais um tequinho de embreagem e tira o pé do freio de novo até o carro ficar parado. Para sair, inicie primeiro o movimento de aceleração e depois solta a embreagem aos poucos que não morre nunca debaixo da sinaleira. 

Notem que a cada mudança no pedal de embreagem, pisando ou soltando, vc recolocará o pé no freio para garantir que o carro não volta enquanto procura o ponto certo da embreagem. 

Parece demorado, mas tudo isso acontece em questão de segundos na sinaleira e vc tem tempo de sobra para achar o ponto ideal e sair de boa. 

Agora é só treinar com o carro ligado, mas praticamente parado. Taí a melhor arma para surpreender instrutor que te enche a paciência com aqueles comentários que vcs já sabem sobre a dificuldade com a meia embreagem.



37 comentários:

  1. muito obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Valew, anônimo! Pode contar comigo sempre! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos ficar com o pé na embreagem enquanto o está parado em um sinal? Isso não prejudica/estraga a embreagem a médio ou curto prazo?

      Excluir
    2. se você tirar o pé da embreagem, o carro vai morrer Vivian. Você precisa deixá-lo lá.

      Excluir
  3. Bom demais ter uma pessoa como vc que compreende os detalhes da dificuldade e coloca as soluções de uma forma tão SIMPLES...mil obrigadas a vc. Rosana Ribeiro-Santo Andre SP.











    ResponderExcluir
  4. Quando a gente domina o lado emocional fica menos tensa, mais controlada e consegue aplicar com tranquilidade a parte prática. Controle emocional é tudo! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse blog. ja aprendi muitas coisas com ele, principalmente acreditar no meu potencial, obrigado márcia. quando crescer quero ser igual a vc. beijos

    ResponderExcluir
  6. Márcia, é muito bom o seu blog. As dicas são ótimas.
    Fiquei com uma dúvida, no item 3 "inicie primeiro o movimento de aceleração que o carro nunca morre".
    Acho que mudou o modo de se expressar e tenho essa dúvida de como iniciar. Grata

    ResponderExcluir
  7. Olá, anônimo, tudo bem?
    É assim: mesmo que vc encontre o ponto ideal de embreagem, se demorar muito para começar a acelerar o carro vai morrer. Então, vc tem que começar a acelerar antes de soltar o pé de vez da embreagem. O pé daembreagem já vai estar saindo porque o carro estará se movimentando, então, você tem que começar a acelerar suave e depois sim, soltar o pé da embreagem de vez. Assim o carro nunca morre.

    ResponderExcluir
  8. Ola Marcia, então como eu devo sair na sinaleira?

    1º Embreagem + Freio... quando o sinal abrir ir tirando o pé devagar da embragem, liberar o freio e acelerar devagar.

    2° Embreagem + Freio... quando ver que o sinal está para abrir, fazer a meia embreagem, tirar o pé do freio, acelerar e ir tirando o pé da embreagem.

    Adorei seu blog.
    Att

    ResponderExcluir
  9. Corringindo*

    2° Embreagem + Freio... quando ver que o sinal está para abrir, fazer a meia embreagem, e quando abrir tirar o pé do freio, acelerar e ir tirando o pé da embreagem.

    ResponderExcluir
  10. Márcia boa noite! Adorei seu blog muito claro e prático.
    O que me levou a acessá-lo hj foi uma situação vivenciada no trânsito hj mesmo, peguei um engarrafamento terrível e por varias vezes o carro morreu e tive q acionar o pisca alerta para evitar acidentes pois estava em uam via de grande movimentação, fiquei muito nervosa mas mantive minha calma ao mesmo tempo para não causar maiores transtornos. Pelas vezes q o carro morreu reiniciei o mesmo com o pisca alerta ligado e muitas buzinas observei q o carro quando reiniciava e passa a primeira marcha estava voltando e como estava nervosa fiquei sem controle da embreagem e outros carros atras buzina como se fosse bater no de tras e eu rapidamente pisava no freio e mantive de novo a calma e consegui seguir, mas percebi hj q isso me desestabilizou muito e quero muito praticar isso mais para nao ocorrer novamente. Gostaria de relatar isso e pedir ajuda para que eu possa treinar mais e superar isso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Esse blog é simplesmente demais! Sou recém habilitada e teimo em estancar nas saidas mas com essas dicas vou dominar esse carango. Eu sei é que só uma questão de prática, eu vou conseguir. Obrigada pelas dicas! Irei ler todas! :)
    Kelly Lima
    Fortaleza- CE

    ResponderExcluir
  12. SAIR NA SINALEIRA:

    se você pára em meia embreagem, antes do sinal abrir procure na embreagem o ponto em que o carro quer começar a se movimentar. Pise o freio e guarde essa posição. Para sair, apenas levante o pé do freio e comece a acelerar antes de soltar a embreagem de vez, ok?

    ResponderExcluir
  13. oi minha maior duvida é em relação a embreagem nas trocas de marcha, meu instrutor falou que eu tenho que manter meu pé na embreagem quando eu for trocar de marcha e ir acelerando, e só depois ir tirando o pé da embreagem, mas eu não consigo me acostumar com isso sempre tiro o pé da embreagem antes depois acelero.
    também tenho duvidas na hora de trocar de marcha nunca sei quando é a hora de trocar sou muito insegura tenho medo de errar e rodar no dia do exame .
    me ajuda como eu posso vencer esse medo!

    ResponderExcluir
  14. Olhe lá no meu canal de vídeos no youtube o vídeo que mostra como trocar de marchas dentro da faixa de velocidades ideal para cada uma. Ou melhor, vou postar dois vídeos prá vcs agora aqui no blog. Aguardem só uns minutinhos!

    ResponderExcluir
  15. Aprendendo a diminuir a vida útil de sua embreagem! Por essas e por outras que o mecânico ganha a sua pobre vida.

    ResponderExcluir
  16. È REALMENTE IMPRESSIONANTE A SABEDORIA DA MÁRCIA PONTES.
    EU TIREI MINHA CNH EM NOVEMBRO 2007.
    E SÓ AGORA FUI DIRIGIR O "MEU CARRO".
    E FOI AQUELE PÂNICO!
    MAS PEQUEI COM A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, E COM O MATERIAL DESTA INSTRUTORA MÁRCIA PONTES. E AGORA ESTOU BEM MAIS TRANQUILA, QUANDO O ASSUNTO É MEIA EMBREAGEM.
    HOJE POSSO DIZER Q EU É Q DOMINO O CARRO.
    EU REALMENTE ESTUDEI, A TEORIA. E COLOQUEI EM PRÁTICA.
    OBRIGADA DEUS, E OBRIGADA MÁRCIA.

    ResponderExcluir
  17. Eu já tive muito medo de dirigir como todos vcs e sei exatamente como é. Tive de superar sozinha, então, compreendo bem as dificuldades. Estou aqui para ajudar, pessoal!

    ResponderExcluir
  18. Márcia mandei uma mensagem mas acho que não deu certo,então vou flar tdo de novo,vç foi uma das melhores pessoas apesar de ser virtual pra mim que conheçi nos últimos 4 meses,nossa estou na 14 aula de transito mas perdida como cego no tiroteio,agora leio tdo aqui e já estou é ensinando meu intrutorkkkkalgumas coisas que algunas deles tentam não ensinar,depois escrevo pra falar que passai de primeira e com seu incetivo pra tdo,se eu passar eu vou ai conheçer essa cidade maravilhosa,te conheçer,e visitar um parente que mora aí prometo bj

    ResponderExcluir
  19. Márcia pontes tirei minha carteira faz 6 anos no dia que recebi foi a maior alegria peguei o carro pela primeira vez para minha tristeza levei meu marido junto só para me atrapalhar o carro apagou ele falou um monte disse até que eu devia queimar a minha carteira porque eu não ia consegui desci chorando e nunca mais dirigi comprei um Logan 2012 mais não consigo nem sentar no banco do motorista não consigo nem sair com o carro tenho que reiniciar tudo de novo estou treinando os pedais usando almofadas o que você acha da iniciativa?

    ResponderExcluir
  20. oi, o blog é ótimo para as pessoas que estão começando a dirigir, traz dicas utéis.

    ResponderExcluir
  21. roberto carlos nascimento de carvalho3 de setembro de 2013 16:24

    Fico curioso para ver a parte de trás desta página do teu blog, que engarrafamento é esse.
    Parabéns pelo teu trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Estou na auto escola, por necessidade, pois meu marido está com problemas de saúde, e só me restou aprende á dirigir, acho difícil, mas aos poucos estou entendendo, amanhã farei a nona aula prática, por enquanto ainda não saí em percurso, mas acho isso legal, pois não manchava nada de direção, minha dificuldade maior no momento é mudar de marcha com o veículo em movimento, que fazer? será que tenho chances?, não sou novinha, já tenho alguma idade, mas me sinto capaz. Obrigado por esta oportunidade de expor minhas dificuldades, que Deus á abençoe.

    ResponderExcluir
  23. To adorando o seu blog...estou na minha sexta aula aprendendo a sair com o carro ainda mas peguei um quarteirão com subida e descida e através dos seus vídeos to começando a entender antes mesmo do instrutor falar (quando fala)



    bjs

    ResponderExcluir
  24. Márcia em quais situações se deve usar a meia embreagem?

    ResponderExcluir
  25. Olá Márcia, meu nome é Adriana, e estou aprendendo a dirigir com o meu esposo, pois não tinha noção nenhuma de como dirigir, porém estou tendo dificuldade de passar a segunda marcha em subidas pequenas, o carro começa a tremer alertando que vai morrer, preciso controlar isso, outra coisa, quando uso o freio, para parar o carro em algum cruzamento,estou usando a embreagem e o freio juntos, queria saber se está correto?

    ResponderExcluir
  26. Olá.Fiz meu exame prático hoje e perdi na meia embreagem de ré.Fiquei chateada pq eu sei fazer a meia embreagem,mas na hora não conseguir achar o ponto certo e o examinador foi super grosseiro,aí então eu perdi a concentração.Fiz minha baliza perfeita em menos de 2min e meio.E vou tentar de novo,vou conseguir.Bjos!

    ResponderExcluir
  27. Olá Marcia, amei todas as dicas porém não estou conseguindo fazer nada certo na auto-escola. Já fiz 35 aulas há mais ou menos 1 ano e minha pauta venceu. Recomecei de novo este ano, já fiz 15 aulas porém todos os dias cometo vários erros, tenho 27 anos e não consigo guardar as coisas que meu instrutor fala e nem prestar muita atenção nele. Estou ficando desesperada o que faço, me ajude por favor. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcia !
    Vou fazer meu exame mas ainda tenho duvida de que maneira devo para em uma pequena ladeira na rua do meu percurso. Se devo parar com freio e embreagem depois dar uma acelerada e sair ou se devo para só na embreagem e acelerador. Da segunda forma acho um pouco mais difícil, tive dois instrutores os quais me deixaram com duvidas.
    om relação a baliza, me informaram que devo colocar o carro no espaço usando freio e embreagem, mas meu marido diz que dessa forma está errado e me deixa mais confusa.
    Por favor me de um auxilio!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. olaboa noite tenho quase todas essa dificuldades de embreagem pois deixo o carro morrer outro dia uma pessoa me xingou tanto que eu não conseguia sair com meu carro de tão nervosa que fiquei gostaria de sua ajuda obriagada anonima

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Márcia, sou habilitado mas tenho dificuldades na meia embreagem, as vezes quando estou de carona fico impressionado com a agilidade da minha namorada ao sair do semáforo.
    como fazer para adquirir essa habilidade pois vejo que muitos motoristas deixam o carro no ponto morto enquanto o farol esta fechado e só engatam a primeira quando o farol abre ao contrario de quem esta aprendendo, que quando o farol esta fechado já quer logo engatar a primeira e achar o ponto certo do carro, como adquirir essa agilidade?

    ResponderExcluir
  31. Não façam isso. Ficar com o pé na embreagem e engrenado (em marcha), danifica o Kit de embreagem, em pouco tempo o Plato e o Chapéu chinês ficaram gastos. consultem um bom mecânico e perguntem o que acontece se ficar com pé na embreagem.

    ResponderExcluir
  32. Por favor assistam esse vídeo, vai explicar de forma basica porque não ficar com o pé na embreagem >>>http://globotv.globo.com/rede-globo/autoesporte/v/veja-como-evitar-alguns-vicios-que-desgastam-a-embreagem-de-forma-prematura/2041913/

    ResponderExcluir
  33. Quase sempre o carro morre quando paro no sinal mesmo fazendo meia embreagem e aceleração constante. Será que solto a embreagem cedo demais ou estou acelerando demais? Ajudem-me por favor.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar essa postagem!