EXERCÍCIO DE PARADA Nº
1
a. Pegue uma rua calma, tranquila, sem muito
movimento;
b. Venha trafegando com o carro em 3ª marcha a
uns 50 ou 55km/h e estabeleça um ponto onde deseja
parar;
c. Freie suave, mas com firmeza (sem ser
brusco ou como se estivesse pisando na cabeça de uma
cobra);
d. Quando a velocidade chegar em 40km/h pise
na embreagem e mude para 2ª
marcha;
e. Pise no freio de novo, suave e com firmeza,
até a velocidade chegar abaixo dos 5km/h;
f. Quando a velocidade chegar abaixo de 5km/h o carro estará quase parando. Então, já que pisou primeiro no freio, pise em seguida na embreagem para passar a 1ª marcha. Veja bem, não é pisar no freio para o carro parar completamente, é quase que pisar com os 2 pés ao
mesmo tempo, só que com um pouco de atraso no pé da embreagem. Isso fará você reduzir com segurança de 2ª para 1ª marcha.
EXERCÍCIO DE PARADA Nº
2
a. Na
mesma rua calma e tranquila vc vem trafegando em 3ª marcha a uns 55
km/h;
b.
estabeleça o ponto onde deve parar o seu
carro;
c. Em
vez de reduzir marcha por marcha, experimente frear suave, mas com firmeza e vá
segurando no freio até que a velocidade do teu carro baixe até menos de 10km/h.
Detalhe: o teu carro ainda vai estar em 3ª
marcha;
d.
Quando o ponteiro da velocidade estiver caindo abaixo dos 5km/h e o carro
estiver soqueando porque perdeu velocidade e anuncia que vai morrer mesmo,
aí vc pisa na embreagem (porque já pisou antes no freio). Se você pisar no freio e parar completamente o carro sem pisar na embreagem o carro morre!
Uma situação comum é na prova de direção em que vc está fazendo a
baliza ou manobrando para colocar o carro dentro da vaga e sente aquela
tremidona, o carro começa a soquear e a anunciar que vai morrer é porque vc pisou no freio antes, mas não pisou na embreagem.
Se mesmo num morro o carro
começa a apagar temos obrigatoriamente de
pisar no freio ANTES como se pisasse freio e embreagem junto, mas com algum
atraso no pedal de embreagem, e páre o carro sem ele morrer.
Sinta a diferença e
compare os 2 modos de parar o carro: reduzindo marcha por marcha e parando
direto em 3ª. Carro morrendo por falta de velocidade em terreno plano numa
manobra, se perceber que ele vai morrer pisa um pouquinho na embreagem que ele
volta, mas isso para o carro quase parando. Em morros, não interessa a situação,
se vc não pisar antes no freio o carro fica bobo, morre e
desce!
EXERCÍCIO DE PARADA Nº 3 - PARA OS MAIS
AVANÇADOS
a. Na mesma rua calma e tranquila vc pega um
trecho maior e vem trafegando a 60km/h em 4ª
marcha;
b. Estabeleça o ponto onde vai parar seu
carro;
c. Freie até que a velocidade caia para 40km/h
e passe a 2ª marcha. Viu que pulou a 3ª? Freando para obter o mesmo desempenho
de parada do exercício anterior, se vc pular de 4ª prá 2ª o carro vai parar mais
rápido porque a redução de 1 ou mais marchas funciona como um freio adicional
derrubando o giro do motor e vc tem mais controle da
parada.
Pode reduzir pulando
marcha sem estragar a caixa de câmbio porque nas reduzidas vc está FREANDO
primeiro e fazendo com que a engrenagem da caixa de câmbio adeque o giro certo
de motor para a velocidade ideal. Nesse caso, o motor não é forçado a aumentar
giro e sim, a baixar giro.
Sacaram?
Treinem as 3 formas de parar e escolham a melhor forma e a mais
segura para cada
situação.