Total de visualizações de página

domingo, 20 de janeiro de 2013

Ladeiras: freio de mão, meia embreagem ou controle de embreagem e acelerador?

Condutores,

essa postagem esclarece algumas dúvidas e até mitos sobre gastança de embreagem em algumas situações específicas. 

No ato de dirigir não existe padronização: tudo é muito dinâmico e somos cobrados pelas circunstâncias a agir da forma mais segura e eficiente. Isso significa que não se usa só o freio de mão em ladeiras, assim como não se usa só o comando de embreagem e acelerador. Cada situação é específica e vai exigir do motorista uma hora ou outra a utilização de um desses dois comandos. 

USANDO O FREIO DE MÃO

O freio de mão ou freio de estacionamento tem como função principal segurar o carro assim que o paramos ou estacionamos. É usado para ter a certeza de que o carro não vai sair do lugar assim que estacionamos com o carro parado ou ligado. 



Em alguns tipos de ladeiras é muito exigido seja para estacionar depois de desligar o carro ou mesmo para segurá-lo quando a fila de carros pára numa ladeira. Situações em que usamos o freio de mão:

1. Está subindo o morro e a fila de carros pára de vez: use o freio de mão;

2. Está subindo uma ladeira, o carro começa a perder a força e você sente que ele vai morrer: use o freio de mão;

3. Está numa rua ou rodovia e a fila de carros vai parar por um bom tempo: puxa o freio de mão, coloca em ponto morto e aguarda. 


 USANDO A MEIA EMBREAGEM

 Condutores, o comando de meia embreagem quando o motorista utiliza os pedais de embreagem e freio é para ser usado em algumas situações específicas no trânsito e principalmente naquelas situações em que ele é FUNDAMENTAL e INSUBSTITUÍVEL.


Os motoristas experientes de plantão que condenam esse tipo de comando esquecem-se de que o utilizam sim diariamente nas seguintes situações: 

1. Para segurar o carro e evitar que ele avance sobre a via preferencial ou morra numa descida de morro ou ladeira. É um comando natural nessas situações, pois não tem outro jeito de segurar o carro a não ser pisando no freio para segurar o carro parado e pisando na embreagem para o carro não morrer;

2. Para entrar ou sair com o carro de uma vaga apertada: nessas situações enquanto vc manobra para acertar a frente do carro e as suas laterais (quina) na vaga para não bater no carro ao lado, da frente ou de trás tem que pisar no freio e ir controlando o carro na embreagem, aproveitando o ponto ideal em que o carro começa a se movimentar para ir ajeitando o carro sem precisar acelerar;

3. Usa-se controle de freio e embreagem quando o trânsito está muito lento ou naquelas situações em que você tem que andar com o carro quase parando sem ele dar socos ou chacoalhões. 

SITUAÇÃO ESPECÍFICA


Por exemplo, se a fila de carros está muito lenta, mas lenta mesmo e os carros estão parando e se movendo lentamente isso significa que vc vc está em 1ª marcha e a velocidade máxima aceitável na primeira marcha é até 20km/h. Entre 3 e 5 km/h se o trânsito parar e continuar e vc não usar o pedal de embreagem o carro vai soquear e ate morrer. É por isso que usamos a pisada na embreagem nessas situações. 
 
Na verdade, achamos o ponto ideal de embreagem em que o carro começa a se movimentar sozinho e aproveitamos esse movimento sem precisar acelerar. São situações em que acelerar não dá porque faz o carro avançar para cima do carro da frente. Então aproveitamos o movimento do carro só no pedal de embreagem e usamos o freio para parar o carro. Você mantém o pé no pedal de embreagem guardando essa posição enquanto pisa no freio, mas querendo que o carro se mova basta tirar o pé do freio e ele já estará andando.


USANDO O CONTROLE DE EMBREAGEM E ACELERADOR





Esse é um comando básico do carro que todo motorista tem obrigação de dominar. Porquê? Porque precisamos desse controle em algumas situações específicas e insubstituíveis.
 
 Por exemplo, se a fila de carros está muito lenta, mas lenta mesmo e os carros estão andando com velocidade menor que 15 km/h isso significa que vc está em 1ª marcha, só que precisa de um pouco mais de movimento e de "velocidade" do que quando se usa só o comando de embreagem. Daí o que fazer? 

Você acha o ponto ideal de embreagem em que o carro começa a se movimentar, ok? Só que em vez de pisar no freio você pisa no pedal de aceleração constante. É mais ou menos assim: o pedal de aceleração acelera só para encher o motor enquanto o pedal de embreagem é pisado na medida certa para não deixar o carro sair. 
 
Trocando em miúdos: o pedal de aceleração é acionado levemente para encher o motor do carro sem pisar forte. Lembre-se que não é o para o carro sair!  Só que nessa hora vc pisa um pouco mais no pedal de embreagem para que o carro não saia. 

Quando você acha o ponto de equilíbrio ideal entre a pisada de acelerador e a pisada de embreagem o carro fica paradinho, não se move um tequinho que seja. 

Em que situações utilizar esse comando:

1. Para segurar o carro em ladeiras ou subidas quando o trânsito está lento demais e quase parando, mas não é possível utilizar o freio de mão;

2. Para segurar o carro naquelas subidinhas de portão e garagem enquanto outra pessoa abre o portão para nós ou enquanto acionamos o comando eletrônico de abertura;

3. Nas rodovias quando existem elevações, morros ou pontes que nos colocam em situação de ladeira e os carros da frente andam bem lentamente, mas sem parar. Se os carros pararem de vez aí sim usa o freio de mão. 

Condutores, o que estraga a embreagem do carro é andar com ele em movimento e manter o pé descansando na embreagem. Isso sim é prejudicial. 

Nas situações acima, dependendo da velocidade e das ladeiras tem que usar sim o comando de embreagem e acelerador para a sua segurança e a dos outros. 

PARA OS MOTORISTAS INICIANTES

Vejam bem, estamos falando de comandos para alunos que estão na autoescola ou motoristas iniciantes, que ainda não tem prática. É muito difícil para um aluno que ainda não tem prática nem controle de pedais parar o carro com freio de mão puxado numa fila de carros que anda lentamente, mas não pára. Porquê?

1. Porque esse aluno vai ficar nervoso com tanto carro na frente e atrás dele;

2. Porque é mais fácil dar branco, perder o controle, deixar o carro morrer 500 vezes e não conseguir sair dali.

Muito motorista experiente buzina, xinga, faz gestos, debocha, ri de um motorista iniciante porque na cabeça desses motoristas eles não entendem que um comando tao fácil, que eles executam centenas de vezes por dia ainda não foi dominado por um motorista sem prática. 

Parar numa rodovia ou numa rua com ladeira puxando o freio de mão, mas deixando o carro morrer e não ter a sensibilidade de pedais para baixar o freio de mão no tempo certo e sair dali é outra coisa! O carro pode voltar e bater no carro de trás.

O que eu quero dizer com isso, condutores, é que antes de ir para o trânsito temos de dominar bem mesmo os comandos básicos do carro, seja freio de mão, meia embreagem ou controle de embreagem e acelerador. 

O ideal é treinar e dominar todos esses três comandos de pedais para saber usá-los em cada situação específica que o trânsito exige. Segurança em primeiro lugar, condutores!

Dirigir não é só colocar o carro em movimento andando em linha reta!

Comandar o carro em manobras com baixa velocidade e quase parado também é dirigir!





34 comentários:

  1. obrigada pela esplicaçãom ja estava achando que so acontecia comigo, pois ainda não consigo faer ladeira direito, deixo o carro morrer quase sempre. vou treinar bastante e fico feliz de saber que isso é normal em principiantes.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Jaqueline,
    Adorei a forma como você escreveu "esplicaçãom". Rsrs

    Márcia Pontes, obrigada pelas explicações. Gostei muito da parte que fala dos "motorista experientes de plantão". O seu texto está muito bom, de fácil entendimento e direto.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa suas explicações! Texto bem detalhado e de fácil compreensão, minhas dúvidas foram bastante esclarecidas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. SUAS EXPLICAÇÕES ESTÃO SENDO MUITO ÚTEIS, OBRIGADA. ESTOU APRENDENDO A DIRIGIR E ESTOU MORRENDO DE MEDO.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, essa é a ideia: facilitar as coisas, explicar o que o instrutor não explica, dizer didaticamente o que ele não diz. Não desistam! Sigam em frente sempre! Estou aqui para ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM O BLOG FAVORITEI AQUI JA O INTERESSANTE É QUE NOS QUE LEMOS OS ARTIGOS NÃO APREDEMOS SOMENTE A LIDAR COM O AUTOMOVEL, LEVAMOS TAMBÉM UM BANHO DE CIDADANIA E DIREÇÃO DEFENSIVA QUE HOJE É MUITO IMPORTANTE E MUITOS CONDUTORES EXPERIENTES NAO RESPEITM... MUITO OBRIGADO
      aSS ANDERSON CRUZ

      Excluir
    2. Ah ladeira pra mim sempre foi pesadelo. Tirei minha habilitação há 4 anos mas confesso que dirigi poucas vezes. Esse ano após ser ridicularizada por parentes e familiares que em maioria nem dirigem, pedi de presente de dia da mães umas aulas para habilitados. Foi a melhor coisa que fiz. Tenho algumas dificuldades ainda mas estou me sentindo mais segura e quando saí a primeira vez com meu marido ele disse que eu parecia outra pessoa. Vou treinar bastante até conseguir sair sozinha mas chego lá.

      Excluir
  6. Márcia Pontes, muitíssimo obrigada!tenho carta há 3 anos, faço tudo direitinho e quando chego na ladeira ainda me desespero... vou colocar em prática o que você nos passou. Obrigada! e ainda vou comentar aqui a minha libertação desse monstro que é a ladeira rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Você me tirou muitas dúvidas, obrigada pela clareza....

    ResponderExcluir
  8. Márcia, já domino a meia embreagem, porém não tenho tido coragem de enfrentar uma ladeira, treino sempre em terreno plano, na entrada do condomínio, na subidinha da garagem...O que você sugere?

    ResponderExcluir
  9. Pessoal preciso de ajuda. Tenho habilitação a 4 anos mas não consigo dirigir. Não sei se o fato de ser baixinha e não ter visão total da frente me faz errar tanto ou o medo de dirigir mesmo.
    O que devo fazer para ter noção de espaço ao volante?

    ResponderExcluir
  10. Noção de espaço requer que você tenha a visão de uma caixa, onde a parte da frente de seu carro deve sempre permitir que você veja os pneus de trás do carro a sua frente, isso significa que você não está perto demais, já as laterias precisam ser controladas pelos seus retrovisores laterais, ou seja está eu um local onde a pista estreita dê um ligeira olhada nos seus retrovisores e faça um calculo rápido do espaço. É claro que esta habilidade você só ira aquirir com o tempo e a experiência ao volante, mas vale a pena o treino e principalmente a marcação de pontos de como distância que o seu veículo ocupa na faixa de rolamento, a noção de espaço nas faixas de estacionamentos, entre outras situações cotidianas.

    ResponderExcluir
  11. tirei minha carteira a menos de um mês, mas nâo tenho medo de ir pra rua, só que as vezes me sinto meio inseguro e suas explicaçôes foram melhor que a do meu instrutor e me tiraram todas minhas duvidas, amei confesso que fiquei mais confiante vou por em pratica c/ mais confiança valeu brigadâo deus te ilumine, bjus querida.

    ResponderExcluir
  12. Bem, primeiramente, muito bom mesmo trabalho de vocês neste blog, sem muito até sobre o que dizer, "mais que uma mão na roda".
    E um breve comentário e agradecimento sobre o artigo "Dicas sobre o exame de direção" e "Motivação para dirigir", eu sai com outra mentalidade ou idéia depois que os li, é o poder das palavras.
    Mas..
    Mas fiquei com algumas dúvidas. (note que minha preocupação aqui é a legislação o que realmente póde ou não, e sua interpretação, ou em outras palavras o que póde me reprovar no exame prático)
    Primeira - Estou descendo uma ladeira, segunda marcha, pé no freio. Nesta mesma situação é permitido descer a mesma acionando a embreagem? (freio + embreagem)
    Segunda - subida de uma ladeira, no alto dela um cruzamento a qual tenho que parar, posso usar neste caso o freio de mão para parar o veiculo, e entrar na via ou neste caso só se é aceito o pedal de freio + embreagem para parar e sair novamente com veiculo?

    ResponderExcluir
  13. Muito boa essa explicação para os iniciantes!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, estou fazendo aula de direção e fico tensa sempre que na subida, meu instrutor manda que eu pare sem usar os freios. Eu sinalizo, reduzo mas quando tenho que achar o ponto da embreagem infelizmente não consigo, demora. Preciso de ajuda! alguma dica para que eu encontre este ponto certo?

    ResponderExcluir
  15. Fui habilitada a 20 dias, treino sozinha e acompanhada no condomínio, porem ainda não me sinto segura para ir à rua. Só rei quando estiver o controle total do carro e principalmente na meia embreagem subindo.

    ResponderExcluir
  16. O post é bom mas tem muita coisa ai que tecnicamente está errado. Segurar o carro na embreagem é ERRADO. É por isso que mulheres e senhores idosos tem a bela FAMA de estragar embreagem prematuramente, por não saberem utilizá-la corretamente. O Certo do ponto de vista mecanico é:

    1 - Em subida, NUNCA segurar o carro na embreagem na subida. O transito parou, suba devagar em 1a marcha sem acelerar demais o carro e sem pisar na embreagem. Chegou no limite, pise no freio e na embreagem, pise firmemente no freio para segurar o carro, e pise na embreagem até o assoalho. Desengate a 1a marcha caso for ficar muito tempo parado, assim voce poderá deixar o carro em ponto morto e descansar a perna esquerda enquanto aguarda a movimentação do veiculo à frente. Na hora de sair, puxe o freio de estacionamento como se fosse estacionar o carro no local, solte o freio do pé direito completamente, solte um pouco a embreagem sem acelerar até que o carro comece a perder força e querer subir, então acelere um pouco e gradativamente vá soltando a embreagem e acelerando levemente sem deixar o motor parar. Parece complexo, mas na prática é rápido, fácil e não força o carro.

    2 - Para estacionar em piso reto, sem ladeiras, em uma vaga comum, fatalmente usa-se a meia embreagem, entretanto no piso reto, não há esse desgaste pois o atrito é baixo e não aceleramos o veículo como no caso da subida, portanto aqui no meu ponto de vista é o único meio aceito para a meia embreagem.

    3 - Ao reduzir de marcha para reduzir a velocidade ou parar o veículo, jamais engate a 1a marcha ou desça 2 marchas de uma vez como por exemplo, de 5a para 3a ou de 4a para 2a isso vai além de ferrar a sua embreagem, pode arregaçar com o cambio e o motor. O correto é, frear o carro até que o giro do motor esteja baixo (perto dos 1500 a 1000rpm, que é a próximo ou a mesma rotação de quando o carro está em ponto morto), então pise totalmente na embreagem, isso é, até chegar no assoalho, e nao retire o pé do freio, engate a marcha menor anterior e solte a embreagem devagar, ao sentir que o motor subiu o giro e estabilizou, solte completamente o pedal e continue freando. Siga os mesmos passos acima até chegar na 2a marcha, e aqui, quando o motor baixar para os 1500 a 1000 RPM o carro está praticamente parado, neste momento, desengate e deixe em ponto morto e freie até parar o veículo. Ao sair, se achar necessário, puxe o freio de estacionamento, engate a 1a e saia com o carro normalmente.

    ResponderExcluir
  17. 4 - Descendo uma ladeira ingreme, jamais acelere o veículo e vá o mais devagar possível. O método mais seguro que utilizo para estes casos é engatar a 2a, e ir dando uns toques lentos no freio mas com certa força. Jamais pise no freio e desça toda a ladeira, você poderá desgastar as pastilhas e as lonas de modo a cheirarem queimado como no caso da embreagem na subida. Portanto, segurar em 2a e ir freando com cuidado é o melhor método.

    5 - Descendo uma serra até o litoral, é parecido com a dica acima da ladeira porém com a velocidade muito maior... Geralemente não se passa de 80KM/h numa serra, então para mim o meio mais seguro é, ao invés de 5a marcha, reduzo para 4a marcha e vou dando as pisadas lentas e com ligeira força no freio. Já vi relatos e até acidentes no final da serra devido falta de freio. Isto ocorre por 2 motivos. Desgaste completo das pastilhas / alta temperatura nos freios. A alta temperatura, só para completar, pode causar acúmulo de ar no sistema hidráulico, o que fará com que a pisada no freio seja insuficiente para fazer força mas pinças que pressionam as pastilhas contra os discos e as lonas contra os tambores, logo o carro não tem força para frear corretamente.

    OBS.: Muitos carros, principalmente os mais sofisticados, usam discos ventilados e até mesmo perfurados. Estes discos resfriam muito mais rápido que os normais totalmente sólidos. Além de serem mais leves devido massa de ferro fundido reduzida. Mas, mesmo nestes veiculos, há o aumento de temperatura, e segurar os freios a todo o momento ou numa descida completa de serra, é risco eminente de acidente.

    Não sou mecanico, nem sou instrutor de transito, tudo o que aprendi foi com meu Pai, amigos, e pessoas qualificadas que entendem do assunto. Levo muito a sério estas dicas que dei, e minhas manutenções sempre são de baixo custo, além de que nunca causei nenhum acidente, nem nunca quebrei meu carro por força-lo de nenhum modo.


    A última dica é, jamais suba uma ladeira de ré. A Marcha ré para muitos leigos é uma marcha mais pesada do que a 1a ao contrário do que muitos pensam. Em alguns carros é possível chegar aos 70km/h de marcha ré, portanto até mais do que a 2a. Fazer isso irá desgastar sim sua embreagem, e cheirará queimado com certeza. Meu sogro destruiu a embreagem de um corsa deste jeito, subiu de ré com compras no bagageiro e com a esposa do lado direito. Acabou com a embreagem.

    Rafael Miranda Fongozi

    ResponderExcluir
  18. Eu sou aprendiz no transito fui fazer a prova pratica no transito,desci a ladeira na 1ªmarcha o examinador mim reprovou por isso+o carro não morreu nei causou nada d+desci e fiz a parada regulamentar normal não errando nei uma seta+mesmo assim fui reprovada ela tirou 4 pontos por esse motivo até hoje estou inconformada pois acho k não seria motivo p/ ele mim reprovar ele alegou k eu não pisei o pé no frei na descida só k não pesei porq. tava na 1ª e ocarro não embalou desceu bem devagar fiz isso tbm porq. o examinador fez o retorno pra mim já na ladeira era um cruzamento air sai de 1ª e fui até o final da ladeira desendo p/ o carro não morre eu evitei pisa no freio só se o carro embalasse eu iria pisa.Quero saber se age errado ou se posso recorrer mesmo k meu prosseso venci em 28/12/2013 será k posso recorrer?

    ResponderExcluir
  19. hoje aprendi umas lições com meu pai ,ele é experiente mas muito impaciente.No entanto suas explicaçõs me deram mais cereza do que fazer,obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Faz 1 ano que estou dirigindo, mas confesso que a ladeira / subida me assusta. Faço de tudo para evitar. Preciso superar isso.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Márcia, vc foi um achado para mim, pois fazem nove anos que não pegava um carro, fiz umas aulas de reforço em auto escola, mas não foi legal estou fazendo mais umas aulas de reforço com uma motorista profissional, que me deixa muito tranquila, estou agora com dificuldades nas manobras, ré, mas de tudo que encontrei em seu blog tenho certeza que conseguirei, ainda mais que soube que vc começou a dirigir aos 42 anos, tenho 40 e já disse pra mim mesma que agora aos 40 tudo vai ser diferente (medos serão perdidos e independência achada). Obrigada e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  22. A do freio de mão eu sempre uso agora os dois outros métodos são completamente DISPENSÁVEIS só auto-escola mesmo que "ensina" quem quiser utilizar meia embreagem e o famoso balancinho (controle de embreagem e acelerador) prepara a grana porque em 3 anos o disco de embreagem já foi pro ESPAÇO!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. gostaria de umas dicas,pois tenho pavor de ladeiras.sou habilitado desde 2013,faço tudo certinho mais quando tem uma ladeira ingrime e ou com parada não dá muito certo....eu paro,daí quando vou sair o carro volta para trás e tenho medo de bater no carro que vem atrás de mim.geralmente seguro o freio de mão,mais acho que me enrolo com meia embreagem,pois mesmo sentindo o carro tremer quando piso no acelerador e solto o freio de mão ele volta pra trás uma distancia considerável,daí piso mais forte no acelerador e muitas das vezes saio queimando a embreagem ou o carro estanca.outra coisa,me disseram que carro 1.0 é ruim para laderias...isso é verdade ou mito?.meu carro é um escort hobby 94 1.0 cht 16v.

    ResponderExcluir
  25. obrigada eu tbm achei que era so eu,mas tem muita gente que e igual.gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir
  26. é bom saber que não sou a unica.Vou continuar lutando para conseguir ser uma boa motorista.Habilitada a 01 mês e em treinamento.Muita ansiedade...as dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcia!
    Tenho 42 anos habilitada a um mês,treino todo fim de semana e quando posso em meio de semana e tenho muita dificuldade por causa do nervosismo e falta de esperiência ,o que me faz me sentir insegura.Aqui encontramos muita força uns nos outros com as dificuldades contadas e que são parecidas e inspiração e ajuda com suas dicas.Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  28. Mácia, muito legal seu blog. Tem me esclarecido várias dúvidas. Mas tenho ainda muita dificuldade em controlar o carro em subidas. Tem um morro muito íngrime na minha cidade. Faz tempo que penso em treinar nele. Não tenho ninguém pra ir comigo, então terei que enfrentá-lo sozinha. Penso que se subir o morro de primeira marcha, é tranquilo neh?! Sobe numa boa, mas se tiver que parar no meio do morro? Tento arrancar usando a meia embreagem? E se eu ficar enrrolada? Deixar o carro morrer? Puxo o freio de mão, ligo o carro novamente e se não conseguir arrancar, desço de ré, subo o morro novamente? Enfim essas são minhas dúvidas de como agir nessa situação. Gostaria de sugerir a vocé que fizesse uma matéria de como subir num morro muito alto, e como treinar nessas subidas com segurança.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Vou precisar ler esse post umas 200 vezes hahaha... muito bom... o mais difícil é quando você está em uma rampa e para e precisa fazer a curva... fui fazer isso uma vez... puta merda o carro parou quase no meio da rampa, que era longa... preciso de uma rampa menos íngreme para treinar!

    ResponderExcluir
  30. Oi marcia tenho duvids de quando paro no semafaro...em qual pedar pisar....geralmente uso meia embreagem e freio...estou certa ou errada

    ResponderExcluir
  31. Márcia
    Que bom ter conhecido seu Blog. Estou fazendo aulas adicionais para enfrentar o exame do DETRAN.
    Tenho dificuldades na subida em ladeira muito íngreme, na hora de aumentar a velocidade e colocar em 2• ou 3• marcha A Sincronia vim pedais Embreagem e Acelerador , deixo morrer .
    Teria como mostrar em Video a maneira de pisar na embreagem ?
    Eu NAO consigo soltar devagar e sempre da errado ou trancos ou morre.
    Na hora de fazer rampa de mao e sair com a meia embreagem e achar ponto ideal e acelerar da tudo errado .
    Será que devo acomodar o banco Pará poder pisar apoiando o calcanhar no assoalho, assim dar apoio a ponta dos pés para apertar a embreagem .
    Me Ajude por favor !!!!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar essa postagem! Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.