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Condutores,
a manutenção preventiva sai até mais de 50% mais barato do que a manutenção corretiva, ou seja, quando o carro já deu problema e vc ficou na mão. 

O certo é seguirmos o que está escrito no manual do carro para as revisões periódicas após a primeira compra e a cada quilometragem, ter um mecânico de confiança e fazer as revisões no período certo ou quando sentir algo de anormal com o carro. 

Com a ajuda de um mecânico de credibilidade aqui de Blumenau fizemos uma relação do que verificar no seu carro, ainda mais porque tem muito carro rodando por aí com mais de 10, 15, 20 anos de idade, o que diminui o período das manutenções preventivas. 

* A CADA 5 MIL KM

- Troca de óleo de motor e filtro de óleo para evitar borras no motor (pode ser feito a partir do 4 mil km em carros com certa idade)
- Checar o estado das pastilhas de freio
- Alinhamento e balanceamento de direção
- Inspecionar detalhadamente o estado dos pneus. Se os sulcos tiverem menos de 1,6mm é hora de trocar
- Inspecionar o filtro de ar
- Verificar os terminais de suspensão, direção e coifa de transmissão

A CADA 10 MIL KM

- verificar o estado das velas de ignição

A CADA 2 MIL KM

- fazer o rodízio de pneus
- trocar o filtro do ar condicionado
- trocar o filtro de combustível
- Alinhamento de rodas e direção

A CADA 20 MIL KM

- Trocar a correia dentada;
- Trocar as velas de ignição
- Verificar estado dos rolamentos de rodas e trocá-los sempre que ouvir o barulho característico - tipo um zuuuuuummmmm vindo das rodas com o carro em movimento

A CADA 30 MIL KM

- Verificar a válvula termostática
- tampa do radiador
- Verificar líquido de arrefecimento (água do radiador)
- Limpeza dos bicos de injeção
- fluido de freio
- checar estado dos amortecedores

A CADA 40 MIL KM

- trocar a graxa dos rolamentos de roda

A CADA 50 MIL KM

- Verificar a necessidade de troca do líquido da direção hidráulica
- trocar óleo do câmbio
- verificar bomba d'água, correia do alternador, direção hidráulica, ar condicionado, distrobuição e outras correias do carro
- verificar lonas de freio
- verificar tampa da junta de válvulas

A CADA 70 MIL KM

- verificar cabos de velas
- checar a suspensão e seus componentes: eixos, molas, rolamentos, pivôs, braços axiais, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas
- verificar o conjunto de embreagem

CALIBRAGEM DOS PNEUS: 1 vez por semana ou sempre que abastecer

BATERIA: duram, em média, 2 a 3 anos. Bateriais inteligentes duram 5 anos ou mais

ÁGUA DO RADIADOR: a cada 15 dias

ESGOTAMENTO TOTAL DA ÁGUA DO RADIADOR E FLUIDOS: 1 a 2 vezes por ano

PARTE ELÉTRICA: carros com mais de 10 anos de uso precisam avaliar a parte elétrica
 
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