Condutores,
a
manutenção preventiva sai até mais de 50% mais barato do que a manutenção
corretiva, ou seja, quando o carro já deu problema e vc ficou na mão.
O certo é
seguirmos o que está escrito no manual do carro para as revisões periódicas após
a primeira compra e a cada quilometragem, ter um mecânico de confiança e fazer
as revisões no período certo ou quando sentir algo de anormal com o carro.
Com a ajuda de um mecânico de credibilidade aqui de Blumenau
fizemos uma relação do que verificar no seu carro, ainda mais porque tem muito
carro rodando por aí com mais de 10, 15, 20 anos de idade, o que diminui o
período das manutenções preventivas.
* A CADA 5 MIL
KM
- Troca de óleo de motor e filtro de óleo para
evitar borras no motor (pode ser feito a partir do 4 mil km em carros com certa
idade)
- Checar o estado das pastilhas de
freio
- Alinhamento e balanceamento de
direção
- Inspecionar detalhadamente o estado dos
pneus. Se os sulcos tiverem menos de 1,6mm é hora de
trocar
- Inspecionar o filtro de
ar
- Verificar os terminais de suspensão, direção
e coifa de transmissão
A CADA 10 MIL
KM
- verificar o estado das
velas de ignição
A CADA
2 MIL KM
-
fazer o rodízio de pneus
-
trocar o filtro do ar
condicionado
-
trocar o filtro de
combustível
-
Alinhamento de rodas e
direção
A CADA
20 MIL KM
- Trocar a correia
dentada;
- Trocar as velas
de ignição
- Verificar estado
dos rolamentos de rodas e trocá-los sempre que ouvir o barulho característico -
tipo um zuuuuuummmmm vindo das rodas com o carro em movimento
A CADA 30 MIL KM
- Verificar a válvula termostática
- tampa do radiador
- Verificar líquido de arrefecimento (água do
radiador)
- Limpeza dos bicos de injeção
- fluido de freio
- checar estado dos amortecedores
A CADA 40 MIL
KM
- trocar a graxa dos rolamentos de
roda
A CADA 50 MIL
KM
- Verificar a necessidade
de troca do líquido da direção hidráulica
- trocar óleo do
câmbio
- verificar bomba d'água,
correia do alternador, direção hidráulica, ar condicionado, distrobuição e
outras correias do carro
- verificar lonas de freio
- verificar tampa da junta
de válvulas
A CADA
70 MIL KM
-
verificar cabos de velas
-
checar a suspensão e seus componentes: eixos, molas, rolamentos, pivôs, braços
axiais, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e
buchas
-
verificar o conjunto de embreagem
CALIBRAGEM DOS PNEUS: 1 vez por semana ou sempre que
abastecer
BATERIA: duram, em média, 2 a 3 anos. Bateriais inteligentes duram
5 anos ou mais
ÁGUA DO RADIADOR: a cada 15
dias
ESGOTAMENTO TOTAL DA ÁGUA DO RADIADOR E FLUIDOS: 1 a 2 vezes por
ano
PARTE ELÉTRICA: carros com mais de 10 anos de uso precisam avaliar
a parte elétrica