Condutores, vejam a
situação:
a
gente passa aulas e aulas na autoescola decorando aquele papelzinho que o
instrutor manda a gente escrever para não esquecer quantas voltas tem que dar no
volante para o carro entrar na baliza e acertar o carro na vaga. Se decorar tudo
certinho, talvez o carro entre "sozinho", como num passe de mágica. Se decorou
errado o carro vai ficar torto, o pneu encostar na guia e vc reprova. Mas me
respondam: no que esse decoreba é significativo prá
vcs?
Quem aprende baliza de decoreba não se comunica bem com o carro,
não vai saber mandar prá ele responder. Vai girar o volante para um lado e a
traseira vai para o outro; vai ficar decorando o que estava no papelzinho, vai
procurar o bendito papelzinho e nada. Quando estiver sozinho no trânsito e tiver
de estacionar, porque disso ninguém escapa mesmo, vai dar um branco, ficar
patinando horas na vaga até que desiste.
O fato é que no dia-a-dia do trânsito nós
vamos nos deparar com vagas de todos os tamanhos: as enormes, que a gente entra
de frente mesmo e depois ajeita o carro; as vagas apertadas, minúsculas, ou pode
ser que tenhamos estacionado numa vagona, mas na hora de sair ficou virada num
aperto só porque o outro condutor te trancou lá. Daí vai exigir o quê? Noção de
quanto e para onde virar o volante, como fazer isso, como tirar o carro dali. E
isso requer o principal: controle da traseira e da frente do carro. Vamos às
dicas:
1. Não adianta se matar de
treinar baliza e tentar estacionar se vc não sabe para onde a traseira do carro
vai durante a manobra
2. Exigências para uma boa
baliza e para acertar o carro na vaga: completo controle de meia embreagem e do
volante para indicar para onde a roda
vai
3. Para não passar sufoco,
prefira estacionar próximo às garagens das casas (vejam bem, eu disse PRÓXIMO e
não na frente da garagem dos outros porque isso dá multa, pontos na CNH,
guincho, pagamento do guincho e da diária pelo tempo que o teu carro ficar no
pátio do Depto de Trânsito).
4.
Estacionar próximo do limite das entradas de garagem de prédios, casas e lojas
te dá a certeza de que ninguém vai estacionar na sua frente ou atrás de você, o
que te dá espaço de sobra para manobrar e não ficar trancado.
5. Treine bastante controle de meia embreagem e faça exercícios de
virada de volante com o carro parado. Para ajeitar o carro na vaga vc só precisa
fazer os movimentos de volante, controlando na meia embreagem: primeiro ajeita a
roda, anda um pouquinho para frente ou para trás (conforme a sua necessidade) e
vai ajeitando o
carro;
6. Faça exercícios: estacione na frente de
casa, distante um pouco da calçada e tente ir aproximando o máximo que puder a
traseira do meio fio e controlando para não encostar. Isso ajuda a desenvolver a
noção de espaço, a se acostumar com a posição dos retrovisores e a controlar
para onde a traseira e a frente do carro
vão.
7. Ficou torto? Segure o
carro parado na meia embreagem, faça o movimento de volante, olhe pelos
retrovisores para onde o carro vai, pára, ajeita a roda e vê se ficou certo, e
assim por diante. Se tiver de movimentar o carro vai ser pouca coisa, pois vc
está manobrando numa vaga.
Vejam no vídeo como o condutor sai de uma vaga
apertadíssima e prestem atenção nos movimentos de roda e de volante. Bons
treinos!