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Condutores, vejam a situação:
a gente passa aulas e aulas na autoescola decorando aquele papelzinho que o instrutor manda a gente escrever para não esquecer quantas voltas tem que dar no volante para o carro entrar na baliza e acertar o carro na vaga. Se decorar tudo certinho, talvez o carro entre "sozinho", como num passe de mágica. Se decorou errado o carro vai ficar torto, o pneu encostar na guia e vc reprova. Mas me respondam: no que esse decoreba é significativo prá vcs?

Quem aprende baliza de decoreba não se comunica bem com o carro, não vai saber mandar prá ele responder. Vai girar o volante para um lado e a traseira vai para o outro; vai ficar decorando o que estava no papelzinho, vai procurar o bendito papelzinho e nada. Quando estiver sozinho no trânsito e tiver de estacionar, porque disso ninguém escapa mesmo, vai dar um branco, ficar patinando horas na vaga até que desiste. 

O fato é que no dia-a-dia do trânsito nós vamos nos deparar com vagas de todos os tamanhos: as enormes, que a gente entra de frente mesmo e depois ajeita o carro; as vagas apertadas, minúsculas, ou pode ser que tenhamos estacionado numa vagona, mas na hora de sair ficou virada num aperto só porque o outro condutor te trancou lá. Daí vai exigir o quê? Noção de quanto e para onde virar o volante, como fazer isso, como tirar o carro dali. E isso requer o principal: controle da traseira e da frente do carro. Vamos às dicas:

1. Não adianta se matar de treinar baliza e tentar estacionar se vc não sabe para onde a traseira do carro vai durante a manobra

2. Exigências para uma boa baliza e para acertar o carro na vaga: completo controle de meia embreagem e do volante para indicar para onde a roda vai

3. Para não passar sufoco, prefira estacionar próximo às garagens das casas (vejam bem, eu disse PRÓXIMO e não na frente da garagem dos outros porque isso dá multa, pontos na CNH, guincho, pagamento do guincho e da diária pelo tempo que o teu carro ficar no pátio do Depto de Trânsito).

4. Estacionar próximo do limite das entradas de garagem de prédios, casas e lojas te dá a certeza de que ninguém vai estacionar na sua frente ou atrás de você, o que te dá espaço de sobra para manobrar e não ficar trancado.

5. Treine bastante controle de meia embreagem e faça exercícios de virada de volante com o carro parado. Para ajeitar o carro na vaga vc só precisa fazer os movimentos de volante, controlando na meia embreagem: primeiro ajeita a roda, anda um pouquinho para frente ou para trás (conforme a sua necessidade) e vai ajeitando o carro;

6. Faça exercícios: estacione na frente de casa, distante um pouco da calçada e tente ir aproximando o máximo que puder a traseira do meio fio e controlando para não encostar. Isso ajuda a desenvolver a noção de espaço, a se acostumar com a posição dos retrovisores e a controlar para onde a traseira e a frente do carro vão.

7. Ficou torto? Segure o carro parado na meia embreagem, faça o movimento de volante, olhe pelos retrovisores para onde o carro vai, pára, ajeita a roda e vê se ficou certo, e assim por diante. Se tiver de movimentar o carro vai ser pouca coisa, pois vc está manobrando numa vaga. 

Vejam no vídeo como o condutor sai de uma vaga apertadíssima e prestem atenção nos movimentos de roda e de volante. Bons treinos!


 
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