Condutores,
o que
pouca gente sabe é que quando fazemos a meia embreagem quem segura o carro, de
verdade, não é o freio de pé nem o freio de mão, mas o pedal da embreagem.
Vamos
as explicações a partir do exercício prático abaixo:
1. Façam a meia embreagem normal numa pista ou terreno
plano
2. Experimentem tirar o pé do freio e verifiquem se o carro fica
paradinho no lugar
3. Se o carro quiser morrer pise um pouquinho mais na embreagem;
se ele quiser sair sozinho pise um pouquinho mais até que fique
parado
4. Tire o pé do freio de vez sem freio de mão também e veja o que
acontece
Se vc repetir esse exercício numa pista com
desnível e que a subida não seja muito íngreme, vai constatar que mesmo na
subida o carro fica seguro pelo pedal da embreagem.Então prá que usamos o freio
na meia embreagem? Vou explicar.
Na meia embreagem
cotidiana usamos o freio:
- para evitar que o carro
volte enquanto procuramos o ponto ideal de
embreagem
- para garantir que o
carro não vai voltar por distração depois de achar o ponto ideal de
embreagem
- para não deixar o carro
solto, sem controle
- para evitar que no caso
de alguém bater atrás de você na sinaleira o seu carro seja arremessado contra o
carro da frente
Somente nas ladeiras mais altas, quando o ponto de embreagem fica
lá em cima, quase no ponto em que o carro quer morrer, é que usamos controle de
embreagem com aceleração constante para mantê-lo parado no morro com giro de
motor, preparadinho para sair.
Vejam bem, condutores, não estou dizendo ou recomendando que vocês
segurem o carro só na embreagem!
Estou apenas usando um exemplo para ressaltar a importância de
termos o domínio do controle de meia embreagem e, principalmente, desse que é um
dos pedais mais importantes do carro.
Dominou a meia embreagem dominou tudo,
principalmente os controles de parada e saída com o
carro.
Espero que esse exercício ajude vocês a
superar as
dificuldades.