Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,
o que pouca gente sabe é que quando fazemos a meia embreagem quem segura o carro, de verdade, não é o freio de pé nem o freio de mão, mas o pedal da embreagem.

Vamos as explicações a partir do exercício prático abaixo:

1. Façam a meia embreagem normal numa pista ou terreno plano

2. Experimentem tirar o pé do freio e verifiquem se o carro fica paradinho no lugar

3. Se o carro quiser morrer pise um pouquinho mais na embreagem; se ele quiser sair sozinho pise um pouquinho mais até que fique parado

4. Tire o pé do freio de vez sem freio de mão também e veja o que acontece

Se vc repetir esse exercício numa pista com desnível e que a subida não seja muito íngreme, vai constatar que mesmo na subida o carro fica seguro pelo pedal da embreagem.Então prá que usamos o freio na meia embreagem? Vou explicar.

Na meia embreagem cotidiana usamos o freio:

- para evitar que o carro volte enquanto procuramos o ponto ideal de embreagem

- para garantir que o carro não vai voltar por distração depois de achar o ponto ideal de embreagem

- para não deixar o carro solto, sem controle

- para evitar que no caso de alguém bater atrás de você na sinaleira o seu carro seja arremessado contra o carro da frente

Somente nas ladeiras mais altas, quando o ponto de embreagem fica lá em cima, quase no ponto em que o carro quer morrer, é que usamos controle de embreagem com aceleração constante para mantê-lo parado no morro com giro de motor, preparadinho para sair.

Vejam bem, condutores, não estou dizendo ou recomendando que vocês segurem o carro só na embreagem!

Estou apenas usando um exemplo para ressaltar a importância de termos o domínio do controle de meia embreagem e, principalmente, desse que é um dos pedais mais importantes do carro.

Dominou a meia embreagem dominou tudo, principalmente os controles de parada e saída com o carro.

Espero que esse exercício ajude vocês a superar as dificuldades.
 
Topo