Anúncios Adsense para meu ID

O que mais a gente escuta, e assim que começa as aulas na autoescola também aprende a sair dizendo por aí, é que o trânsito está um caos, que o trânsito é violento, que esse trânsito não muda e mais uma penca de coisas. Mas será que cada um de nós sabe o poder de mudança, de transformação que temos no trânsito? Essa pergunta pode começar a ser respondida pelos sentimentos e reações dos motoristas mais experientes em relação a um carro de autoescola. 

Tem motorista que dirige a mais tempo que quando vê um carro de autoescola na sua frente diz coisas tais como: "vixi, vou desviar, pegar um atalho, mudar de rumo" só porque se trata de um aprendiz de direção que vai dirigir mais devagar ou na velocidade da via.

Quando o trânsito está fluindo mais lento, existem outros motoristas que quando percebem que tem um carro de autoescola no meio da fila dizem: "mas tinha que ser um carro de autoescola puxando o fio". 

Há, inclusive, aqueles que ultrapassam o carro de autoescola em local proibido e ainda buzinam ou xingam o aprendiz. Olha pessoal, no meu tempo de autoescola eu tirava isso de letra, numa boa. A minha instrutora de direção, muito gente boa, dava um sorriso maroto e dizia: "que trânsito, né?", eu respondia com outro sorriso e dizia: "que bom que a gente é o primeiro da fila, né?", e assim eu ia aprendendo a dirigir com segurança e sem me intimidar com a buzina ou a cara feia dos outros motoristas.

Acontece que tem muito motorista que hoje tem experiência que ignora as dificuldades que passou um dia para aprender; esquece que já deixou o carro morrer muito; esquece que também já andou devagar demais nas primeiras aulas de direção; que já ficou com medo, indeciso, que já teve problemas com a falta de noção de espaço, dentre muitos outros problemas que os alunos de autoescola enfrentam no início da aprendizagem. 

Mas o curioso é que esse mesmo motorista que diz que "dirigir se aprende dirigindo" usa o discurso a seu favor quando lhe interessa, mas não tem um pingo de paciência com aprendizes de direção e isso tem uma explicação: é que tem muito motorista que depois que aprende a dirigir, depois que adquire a prática, fica bobo, intolerante, impaciente, passa a dirigir com pressa. 

Tem uns que ficam ignorantes, pois costumam andar colados atrás de um carro com letras garrafais escrito AUTOESCOLA ou APRENDIZ mesmo sabendo que aquela pode ser a primeira aula do aprendiz de direção e que a pessoa ainda domina completamente o carro. Mas outra explicação para este tipo de comportamento de alguns motoristas também está no poder de mudança que temos no trânsito e é o que as autoescolas começaram a ensinar desde 1997, quando passou a vigorar o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O PODER DO MOTORISTA E O MOTORISTA QUE SE ACHA PODEROSO

Os psicólogos do trânsito, como especialistas em comportamento humano, ao longo dos anos de estudo, relacionaram algumas características do motorista imprudente, apressado e são elas:

1. muitos motoristas que aprenderam a dirigir e adquiriram a prática pensam que dirigem melhor do que outros;

2. motoristas imprudentes tendem a confiar demais nas habilidades que pensam que tem e assumem mais riscos ao dirigir;

3. motoristas imprudentes, que dirigem com pressa, tendem a trazer para dentro do carro e para trás do volante, incorporando ao modo como dirigem o estresse, a agressividade, a irritação, a raiva, a pressa, o atraso e acabam "descontando" no carro e nas outras pessoas que estão no trânsito a sua frustração; ou seja, não é o trânsito que o estressa, é que eles já entram no carro estressados, irritados, e pode ter certeza que vão descontar isso no modo como dirigem e nas outras pessoas;

4. uma pessoa que acabou de levar o fora de um(a) namorado(a), que recebe uma notícia no celular, que acabou de discutir, que está nervosa, que está correndo para cumprir um compromisso atrasado tende a tentar compensar a raiva e a frustração no trânsito, com comportamentos agressivos; qualquer coisinha vai detonar o gatilho;

5. pessoas com algum tipo de sentimento de inferioridade tendem a se mostrar superiores ou melhores no modo como dirigem, agressivamente.

Esse é o tipo de motorista que vai se sentir poderoso e achar que tem toda a habilidade do mundo ao ultrapassar em locais proibidos, mudar de faixa sem dar seta, sair rápido cortando a frente do outro num cruzamento, etc..., e se achar "o bom", "o habilidoso". Já o motorista que sabe usar o poder que tem para mudar o trânsito vai fazer diferente:

1. numa via em que a velocidade máxima permitida é de 50km/h ele vai usar o poder que tem para andar na velocidade permitida pela sinalização e fazer com que os motoristas de trás também acompanhem o fluxo na mesma velocidade; não porque quer dar o troco ou ser "o bom", mas porque sabe que se ali existe uma placa determinando a velocidade da via é porque houve estudos que comprovaram que rodar além disso é perigoso e pode provocar acidentes;

2. o motorista que sabe usar o poder que tem para mudar o trânsito não fica só reclamando do mal comportamento e mal exemplo dos outros: ele dá o exemplo sendo tolerante com o motorista da frente que deixou o carro morrer ou está com algum tipo de dificuldade; ele não vai buzinar desnecessariamente para irritar ou apressar o outro motorista; vai exigir dele mesmo e que todos os seus passageiros usem o cinto de segurança e não vai sair com o carro enquanto todos não estiverem com o cinto afivelado;

3. o motorista que sabe usar o poder que tem não vai sair se atirando de qualquer jeito num cruzamento só porque o apressadinho de trás acha que o carro dele é o único que tem buzina no mundo ou acha que é o único que tem compromissos e horários a cumprir. O motorista que sabe usar o poder que tem no trânsito vai evitar acidentes, vai esperar a hora de sair do cruzamento com segurança, vai fazer o motorista de trás esperar a sua vez de ir, porque se você se intimida com a buzina e com a pressa do outro motorista vai agir com imprudência, vai causar um acidente e o motorista de trás segue a vida, vai passar por você rapidinho, te xingar e te deixar lá resolvendo o problema, acionando seguro, se entendendo com o guarda de trânsito, etc.

4. o motorista que sabe usar o poder que tem no trânsito vai diminuir a marcha e a velocidade num cruzamento, mas não vai se atirar precipitadamente numa rótula, trevo ou rotatória, e vai parar sim se for preciso. Mas e o motorista de trás? Vai esperar, uai! Quem sabe aprenda que a buzina dele não aciona o pedal do acelerador do teu carro. Quem sabe descubra que o seu carro não levita quando ele xinga ou buzina;

5. O motorista que sabe usar o poder que tem no trânsito vai ser gentil, educado, vai ser prudente e buscar a comunicação com o outro motorista olhando no olho; vai saber se antecipar aos perigos da via e farejar uma possibilidade de acidente de longe; vai desconfiar da intenção de todo condutor, por mais experiente que esse outro condutor possa ser; vai ter prazer em ceder a vez para o outro motorista e responder com a maior satisfação do mundo aos dois toquinhos de agradecimento na buzina; e mais, vai gostar de fazer isso sempre e vai sentir ainda mais o poder que tem de mudar o trânsito por ele mesmo, por onde passar.

Para quem está chegando agora, para quem vai começar as aulas de direção, para quem já está fazendo o processo ou acabou de pegar a habilitação é normal a preocupação de estar atrapalhando o trânsito; é comum sentir medo da buzina do outro motorista; é comum "ter medo" de ser xingado e tantas outras inseguranças. 

Mas vou contar uma coisa prá vocês se ainda não disseram isso: "não existe motorista perfeito"; mesmo fazendo a coisa certa sempre vai ter um apressadinho que vai buzinar atrás de você ou aquele motorista "inteligente" que mesmo vendo que o trânsito está parado, que não anda um milímetro, mas vai insistir em enfiar o dedo na buzina. É o mesmo que enfiar o dedo no olho e apertar, pessoal! Ou seja, não vai funcionar!

O mais importante no trânsito é a segurança, não interessa se o cara pegou a CNH hoje ou dirige há anos. Segurança e prudência é o que faz a diferença entre chegar vivo e inteiro em casa ou nunca mais voltar prá casa. 

O mais importante no trânsito não é o risco de buzina do apressado, do xingamento do mal educado: o mais importante é fazer a coisa certa, com calma, com segurança; é não se intimidar com a pressa dos outros; com a falta de tolerância dos outros; é reconhecer que podemos usar o poder que temos para o bem no trânsito, usá-lo e fazer a diferença de verdade. 

O que você pensa quando está no trânsito ou preso no meio de um engarrafamento daqueles? Se pensar coisa ruim vai fazer bosta, vai se estressar a toa, vai ficar nervoso, alterar a pressão, o ânimo e estragar o seu dia e o do outro. Ficar nervoso adianta? Faz a fila andar mais depressa? Não, né? 

No meio do engarrafamento, do trânsito lento, do atraso, redobre a atenção no trânsito, olhe para o motorista do lado e tenha certeza que ele está passando as mesmas dificuldades que você naquela hora. Experimente um sorriso, experimente deixar o apressado ir cedendo a preferencial, pois deixar um carro passar na sua frente não vai fazer muita diferença, não vai te atrasar tanto assim. Se esse motorista for educado, se ele reconhecer o teu gesto e te der duas buzinadinhas de agradecimento aprenda a retribuir, a multiplicar e aí você vai que sensação maravilhosa de aceitação, de bem-estar. 

Se um dos maiores "medos" dos motoristas novatos no trânsito é de estar atrapalhando, é o medo de levar buzinada, de ser xingado, isso também é sintoma de medo da falta de aceitação, ou seja, medo de não ser aceito, de não ser bem-vindo pelo outro motorista. Então a gente responde com gentileza, com tolerância. Aí meu amigo, a buzinada vai ser diferente. Vai ser aqueles toquinhos de agradecimento que soa como música para os ouvidos. 

Aprenda a usar o poder que você tem para mudar o trânsito e vai ver que tudo muda à sua volta. Podemos não conseguir mudar o trânsito todo, mas mudamos e fazemos a diferença, pelo menos, por onde passarmos. 


 
Topo