Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, 

essa é uma dúvida de uma leitora do blog, mas quando ainda temos algum tipo de dificuldade para dirigir, a dúvida de um é a dúvida de todos!

Bem, vamos lá! 

Imaginem que vocês estão descendo uma ladeira bem íngreme, ok? Que marcha usar? Em que pedal que pisa? Como fazer para o carro não ficar descontrolado? Imaginem uma ladeira íngreme como essa da foto, ok?


 Numa situação em que você tem só que parar e segurar o carro numa ladeira como essas o freio de mão tem que estar em dia, reguladinho, sem folgas e quando puxá-lo ao máximo tem que ter feito só 4 cliques. Ou, a alavanca não pode ficar muito lá em cima depois de puxada. É freio de mão puxado e, prá garantir, pé fundo o freio. Pode parar em ponto morto ou 2ª marcha engatada mesmo.

DESCENDO UMA LADEIRA ÍNGREME

1. Descer de 1ª ou 2ª marcha? no dia a dia, depois de habilitados, uma prática muito comum, inclusive ensinada por alguns instrutores é descer de 2ª marcha. Isso porque a primeira marcha é só para sair em terreno plano com velocidade máxima até 20km/h. Acontece que numa ladeira temos que contar com a força da gravidade empurrando o carro para baixo. 

Na descida de uma ladeira quando o carro é colocado em movimento ele já vem embalado, com velocidade pouca, mas vem, e passa facinho dos 20km/h na descida, liberando o motor para mais giro e mais velocidade do que na 1ª marcha. Numa ladeira como essa da foto, sair de 1ª marcha vai fazer o carro dar um soquinho, não evoluir bem, o que vai exigir troca rápida de marchas para a 2ª. Por este motivo é que muitos motoristas já saem de 2ª marcha. Mas só em descidas como essas da foto!

O que não pode é cair no vício de sair toda vida de 2ª marcha em terreno plano, pois isso força a caixa de câmbio e o sistema de transmissão.

Durante as aulas práticas, muitos instrutores recomendam descer de 1ª marcha, bem devagarinho. Devido às diferenças nos exames de direção em todo o país, há instrutores que ensinam e examinadores que cobram descida em ladeira de 2ª marcha, mas há lugares em que se deve descer sempre bem devagarinho e de 1ª marcha no dia da prova. Atentem a isso e conversem com seus instrutores, ok?

2. Numa descida de ladeira pise só no freio! Gente, descer ladeira pisando em freio e embreagem não dá! Isso porque quando pisamos no pedal de embreagem desacopla o disco e deixa o carro solto, bobo, sem controle, mesmo pisando só no freio. 

Não pise em mais pedal nenhum além do pedal de freio, ok? Lembrem-se que a marcha vai estar engatada na 2ª, mas engata só para sair, tira o pé da embreagem e não acelera! 

O carro não vai morrer na descida porque ele vem sendo empurrado para baixo pela força da gravidade, diferente no terreno plano em que temos de começar a acelerar antes de tirar totalmente o pé da embreagem para o carro ir se movimentando. 

Desça pisando só no pedal de freio para controlar a velocidade da descida do carro!

3. Pise na embreagem só quando for parar o carro para ele não morrer! desceu a ladeira? O carro chegou lá embaixo? Então quando ele começar a parar aí é que você pisa na embreagem para o carro não morrer! Continua com o pé no freio depois de descer a ladeira, mas só depois que ele for parando é que pisa na embreagem. 

Sinalize a saída da via se for parar num cruzamento para esperar a sua vez de ingressar com segurança na via. 

Mas se vc só desceu o ladeirão e vai continuar dirigindo em linha reta, baixe a velocidade na descida do morro para uns 40km/h, passe a terceira aproveitando o embalo do carro na descida do morro e boa viagem!

Mais uma dica de segurança, aprendizagem significativa e defensiva do blog Aprendendo a Dirigir!





 
Topo