Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, 

Anda circulando pelas redes sociais a informação absurda e infundada e absurda de que acidente entre moto e carro é atropelamento, não é colisão. Por favor, não acreditem em todos os absurdos que leem na internet. 

Sou educadora de trânsito, graduanda do curso de Graduação em Segurança no Trânsito, educadora de trânsito e estudiosa do assunto. Por isso, é que fiz essa postagem para esclarecer e explicar, deixar bem claro à todos com conceitos bem fundamentados na legislação de trânsito, que acidente entre moto e carro é colisão! Não se trata e nem pode ser tratado como atropelamento!




 
Atropelamento é só entre animal e pedestre!


CONCEITOS BÁSICOS E TÉCNICOS

Os conceitos que vou apresentar para vocês, condutores, são conceitos básicos de Acidentologia (ciência que estuda os acidentes, os seus nexos de causalidade e dinâmicas) e constam na norma da ABNT n. 10.697/89, no CTB e no Manual de Instrução Básica de Estatística de Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que é o órgão máximo executivo de trânsito da União. Portanto, tem mais fundamento e credibilidade do que qualquer postagem tendenciosa que anda se espalhando pela internet tentando convencer as pessoas de que acidente entre carro e moto é atropelamento. 


Atropelamento – acidente em que pedestre ou animal sofre impacto de um veículo. Acidente em que o(s) pedestre(s) ou animal(is) sofre(m) o impacto de um veículo, estando pelo menos uma das partes em movimento. (Caderno Pedagógico Unisul, disciplina Introdução ao Estudo do Trânsito, p. 128).

Portanto, o que caracteriza um atropelamento é o acidente que envolve um veículo automotor e um pedestre ou animal! Moto é veículo automotor: não é pedestre! Moto não anda, não caminha com as próprias pernas, por isso este tipo de acidente entre moto e carro caracteriza a COLISÃO!

Motocicleta – veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido em posição montada. Portanto, moto é veículo automotor, moto não é pedestre e não pode ser atropelada!

Automóvel – veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, exclusive o condutor.

Colisão – choque entre dois ou mais veículos. Acidente em que um veículo em movimento sofre o impacto de outro veículo, também em movimento. A colisão poderá ser frontal, lateral ou traseira. (Caderno Pedagógico Unisul, Disciplina Introdução ao Estudo do Trânsito, p. 130).

Enquadram-se aqui quaisquer veículos, seja veículo automotor ou de tração humana (bicicleta, triciclo) ou animal (carroça). Então, vemos que não é correto dizer que o ciclista foi atropelado porque a bicicleta é um veículo, ainda que de tração humana. 

Se o ciclista está desmontado da bike e se envolve no acidente empurrando a bicicleta ele está, neste momento, numa condição de PEDESTRE. Ciclista montado na bike e pedalando é condutor de veículo de tração humana. Ciclista desmontado da bike caminhando e a conduzindo pelas mãos equivale à condição de PEDESTRE. 


Bicicleta – veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo similar à motocicleta, motoneta e ciclomotorNão é similar desde que não tenha motor e seja movimentada por propulsão humana! Se tiver motor aí já passa a ser ciclomotor!

Pedestre - Originário do Latim pedis que se traduz por pé, que gerou pedester que poderia significar aquele que está com os pés no chão ou que anda a pé, era um termo usado na Idade Média para designar principalmente o soldado desmontado, de infantaria, com o tempo o termo passou a abranger qualquer pessoa que andasse a pé. 


Um tipo de acidente de trânsito muito comum entre moto e carro é o abalroamento, que pode ser longitudinal (quando batem lateralmente; quando alguém mudou de faixa sem dar seta ou, mesmo dando seta, não calculou o risco do acidente) ou transversal (quando um dos condutores ingressa na via sem tomar os devidos cuidados e não calcula o risco do acidente).

Portanto, abalroamento entre moto e carro é o mesmo que uma colisão! Não existe, por questões óbvias, a interpretação de atropelamento!

Abalroamento  – o mesmo que colisão. 

Espero que as colocações altamente técnicas e comprovadas nessa postagem do Blog Aprendendo a Dirigir tenham ajudado a esclarecer porque acidente entre moto e carro NÃO É ATROPELAMENTO!


 
Topo