Olá
pessoal,
O assunto de hoje é a curva. Andar em linha reta é uma beleza,
mas quando elas aparecem pelo caminho... por isso é preciso muito cuidado, frear
na hora certa, reduzir para a marcha adequada e saber o ponto de retomar a
aceleração. Capotamentos e saídas da pista são acidentes comuns em curvas, então
vamos analisar algumas das principais situações que podemos nos deparar. Deem
uma olhada com atenção na curva da foto.
Essa é uma curva normal, ou
seja, nem muito aberta nem muito fechada.
Geralmente é um tipo de curva
que vc precisa somente dar um toquinho suave no volante para o lado para fazê-la
com segurança. Quanto maior a velocidade, menos voltas no volante para fazer a
curva. Menor velocidade, mais voltas.
Se vc tá de 3ª marcha a uns
50km/h consegue fazer a curva de boa sem redução de marcha: segue no ritmo e vai
embora. Geralmente em 4ª, entre 60km e 70km/h também.
Se vc tá em 5ª marcha a 80km/h,
basta que ao ver a sinalização de advertência para esta curva (placa amarela) vc
tire o pé do acelerador que o carro tende a diminuir a velocidade sem frear.
Passa para a 4ª a uns 60km/h e faz a curva tranquilo.Basta acompanhar o traçado
dela. Não freie em cima da curva ou dentro dela. Freia antes e segue. Quando
estiver saindo da curva aí sim, vc pode acelerar e aumentar a marcha. Aquela
subidinha ao fundo vc sobe em 4ª aceleradinho numa boa.
MAS O QUE É UMA CURVA NORMAL?
Entende-se
aqui por curva normal aquelas que não são muito fechadas.
Olhem agora este tipo de
curva da foto
E uma curva bem parecida
com a da foto anterior só mais mais longa e mais fechadinha.
Essa curva aqui podemos
fazer sem usar o freio, claro, que se não vier muito chutado.
Podemos usar o freio
motor, que é quando você para de acelerar e o carro reduz a bem a velocidade,
principalmente nos motores 1.0. Vc tira o pé do acelerador
e deixa o carro ir sozinho se vier a uns 70km/h em 4ª ou 5ª.
Também pode reduzir para a
4ª nuns 60km/k e ir girando o volante acompanhando o traçado
curva.
Nunca acelere dentro de
uma curva dessas que vc passa direto.
Nunca freie que vc pode
ser jogado prá fora da pista pelos pneus traseiros ou pelos pneus da frente dependendo se a tração do carro é nas rodas da frente ou de trás.
Só acelera na saída da
curva depois que os pneus ficarem retos, ok? E boa viagem!