Condutores,
todo motorista iniciante tem um idoso na família sejam os pais, avós ou outros parentes que ele transporta, leva ao médico, essas coisas.
No caso de motoristas iniciantes, é comum sentir um orgulho danado em dirigir para os nossos "velhinhos" queridos, paizinhos e mãezinhas de cabelos brancos que deram um duro danado para criar e educar os filhos e agora merecem um pouco de conforto.
Quem tem idosos na família sabe o quanto um carro é um utilitário importante. Um idoso saudável já precisa ir ao médico com frequência, agora imaginem se for um idoso deficiente, que usa próteses ou tem a saúde mais comprometida.
Por isso, é que é necessário tomar muito cuidado no transporte de idosos para evitar acidentes não só com o carro, mas durante o percurso.
CUIDADOS AO TRANSPORTAR PASSAGEIROS E CARONAS IDOSOS
1) Domine bem os pedais do carro para evitar as freadas bruscas. Mesmo usando o cinto de segurança o corpinho dos idosos é frágil, machuca com facilidade e uma simples freada mal feita, brusca, pode causar lesões sérias em idosos e até fraturas;
2) Domine bem as técnicas de frenagens para cada situação para evitar solavancos, principalmente ao passar sobre as lombadas. Um idoso que sofre o impacto de passar numa lombada sem a velocidade ideal e os devidos cuidados pode ser arremessado do banco, dar um "pulo" dentro do carro e machucar a coluna. Muito perigoso isso!
3) Freadas bruscas em cruzamentos para evitar colisões também podem causar acidentes com caronas e passageiros idosos.
Lembrem-se condutores: tem que dominar bem o carro e seus comandos para que o passeio com o idoso ou mesmo o transporte seja confortável, sem freadas bruscas, sem socos, sem solavancos. Uma direção segura e confortável é fundamental na hora de transportar nossos papais, mamães e outras pessoas idosas.