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Condutores,

no começo da aprendizagem é comum pensarmos que as marchas altas (3ª, 4ª e 5ª) ajudam o carro a subir morros, aclives e subidas. Daí o aluno dá de cara com um morrinho, vai lá, passa a 3ª ou 4ª e sente o carro perdendo força, quase parando ou parando mesmo e colocando-o numa situação bem difícil. Então, vamos esclarecer para que serve como usar as marchas altas e baixas.

MARCHAS BAIXAS DO CARRO

Marcha baixa: 1ª, 2ª e 3ª. Dependendo da ocasião, para subir morro ou manobrar em estacionamento a 2ª e 3ª se tornam marchas altas para a situação.

Marcha baixa, carro mais pesado, mais forte e mais fácil de manobrar. Vejam para que servem e quando usar cada tipo de marcha.

Marcha a ré: usada só para manobras de curta distância. É a marcha mais forte do carro.

1ª marcha: só para sair com o carro e velocidades até 20km/h. É uma marcha forte, deixa o carro pesado e fácil de controlar. Usada em manobras de estacionamento para aproximação da vaga, entrada na vaga e para ajeitar o carro na vaga. Nunca deve ser engrenada com o carro em movimento sob risco de arranhar a alavanca e estragar as engrenagens.Usada para subir morros asfaltados com inclinação muito alta ou morros de estrada de barro, principalmente em dias muito quentes quando os cascalhos e pedrinhas podem fazer o carro derrapar, ou em dias chuvosos, quando é fácil o carro derrapar, escorregar na lama e até sair da estrada.

2ª marcha: É uma marcha forte usada em subidas de morros asfaltados de inclinação média, não muito alta. Usada em aproximações de vagas de estacionamento. É para se usada em carros 1.0 em velocidades entre 20km/h e 40km/h.

3ª marcha: é uma marcha forte para baixas velocidades; é para ser usada em faixas de velocidades entre 40 e 50km/h. Sobe-se alguns morros de inclinação baixa com essa marcha se estiver no embalo.

MARCHAS ALTAS DO CARRO

Costuma-se dizer que são as marchas de velocidade do carro. Marcha alta, carro mais levinho, com mais giro de motor favorecendo a velocidade.

4ª marcha: é a marcha mais usada para trafegar nas cidades, onde a velocidade máxima costuma ser entre 50km/h e 60km/h. deixa o carro leve, desenvolvendo bem e econômico. Só deve ser passada depois que dominou as outras marchas e os comandos de freadas graduais, freio motor e paradas. É para ser usada em velocidades entre 50km/h e 65/km/h. Nas curvas o carro requer menos giro de volante.

5ª marcha: marcha de velocidade; é para ser usada nas rodovias e vias expressas. Requer menos movimentos de volante nas curvas. Deixa o carro levinho, solto, correndo. Requer força mínima no pedal de aceleração porque o motor libera mais giro e ganha velocidade mais facilmente.

Não entrem nessa do mito de que velocidades mais altas e marchas mais altas economizam combustível. O que economiza combustível é rodar na marcha certa, ajustando a faixa de velocidade à marcha ideal. Querem uma prova? Se rodar em 4ª marcha cujas velocidades são entre 50 e 65km/h, com velocidade mais baixa que essa o carro fica pesadão, não desenvolve, não anda, requer mais força de pisada nos pedais e gasta mais combustível. Se rodarem em qualquer marcha em velocidade maior, fora dos padrões para cada uma delas, o carro vai ficar pesado e o motor vai berra pedindo marcha. Também gasta combustível nessas condições.

Uma dica? Rode sempre na marcha certa, não importa se é a mais alta ou mais baixa. Segurança em primeiro lugar, condutores!
 
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