Condutores,
no
começo da aprendizagem é comum pensarmos que as marchas altas (3ª, 4ª e
5ª) ajudam o carro a subir morros, aclives e subidas. Daí o aluno dá de
cara com um morrinho, vai lá, passa a 3ª ou 4ª e sente o carro perdendo
força, quase parando ou parando mesmo e colocando-o numa situação bem
difícil. Então, vamos esclarecer para que serve como usar as marchas
altas e baixas.
MARCHAS BAIXAS DO CARRO
Marcha
baixa: 1ª, 2ª e 3ª. Dependendo da ocasião, para subir morro ou manobrar
em estacionamento a 2ª e 3ª se tornam marchas altas para a situação.
Marcha baixa, carro mais pesado, mais forte e mais fácil de manobrar. Vejam para que servem e quando usar cada tipo de marcha.
Marcha a ré: usada só para manobras de curta distância. É a marcha mais forte do carro.
1ª marcha: só para
sair com o carro e velocidades até 20km/h. É uma marcha forte, deixa o
carro pesado e fácil de controlar. Usada em manobras de estacionamento
para aproximação da vaga, entrada na vaga e para ajeitar o carro na
vaga. Nunca deve ser engrenada com o carro em movimento sob risco de
arranhar a alavanca e estragar as engrenagens.Usada para subir morros
asfaltados com inclinação muito alta ou morros de estrada de barro,
principalmente em dias muito quentes quando os cascalhos e pedrinhas
podem fazer o carro derrapar, ou em dias chuvosos, quando é fácil o
carro derrapar, escorregar na lama e até sair da estrada.
2ª marcha: É uma marcha forte
usada em subidas de morros asfaltados de inclinação média, não muito
alta. Usada em aproximações de vagas de estacionamento. É para se usada
em carros 1.0 em velocidades entre 20km/h e 40km/h.
3ª marcha: é
uma marcha forte para baixas velocidades; é para ser usada em faixas de
velocidades entre 40 e 50km/h. Sobe-se alguns morros de inclinação
baixa com essa marcha se estiver no embalo.
MARCHAS ALTAS DO CARRO
Costuma-se
dizer que são as marchas de velocidade do carro. Marcha alta, carro
mais levinho, com mais giro de motor favorecendo a velocidade.
4ª marcha: é
a marcha mais usada para trafegar nas cidades, onde a velocidade máxima
costuma ser entre 50km/h e 60km/h. deixa o carro leve, desenvolvendo
bem e econômico. Só deve ser passada depois que dominou as outras
marchas e os comandos de freadas graduais, freio motor e paradas. É para
ser usada em velocidades entre 50km/h e 65/km/h. Nas curvas o carro
requer menos giro de volante.
5ª marcha: marcha
de velocidade; é para ser usada nas rodovias e vias expressas. Requer
menos movimentos de volante nas curvas. Deixa o carro levinho, solto,
correndo. Requer força mínima no pedal de aceleração porque o motor
libera mais giro e ganha velocidade mais facilmente.
Não
entrem nessa do mito de que velocidades mais altas e marchas mais altas
economizam combustível. O que economiza combustível é rodar na marcha
certa, ajustando a faixa de velocidade à marcha ideal. Querem uma prova?
Se rodar em 4ª marcha cujas velocidades são entre 50 e 65km/h, com
velocidade mais baixa que essa o carro fica pesadão, não desenvolve, não
anda, requer mais força de pisada nos pedais e gasta mais combustível.
Se rodarem em qualquer marcha em velocidade maior, fora dos padrões para
cada uma delas, o carro vai ficar pesado e o motor vai berra pedindo
marcha. Também gasta combustível nessas condições.