Como passar as marchas?
A que velocidade?
Como não dar socos e pulos?
Bom
pessoal, para quem está começando as marchas parecem um bicho papão, mas
logo vocês pegam o jeito e vão ver que é mais fácil do que pensam.
A
velocidade ideal prá mudar de marcha depende do carro: do fabricante, da
marca, do motor (se é 1.0, se é 1.2, 1.4, 2.8, enfim...)
Carro 1.0
geralmente tem relação mais curta de marchas e vc não consegue
esticá-las, ou seja, tem que passar a marcha mais rápido. Vou apresentar
uma relação prá vcs, mas isso não regra para todos os carros com motor
acima de 1.0.
1ª marcha - usada só para sair com o carro até 20km/h
2ª marcha - entre 20km e 40 km/h
3ª marcha - de 40km/h até 60km/h
4ª marcha - de 60km/h até 70 ou 75km/h
5ª marcha - 75km/h em diante
Para
não dar soco na hora de mudar a marcha a regra é a mesma da embreagem:
tira o pé do acelerador, pisa fundo na embreagem, passa a marcha, tira o
pé da embreagem e continua acelerando.
Se acelerar forte demais o carro
dá soco; se demorar prá acelerar tb dá. Então, em que buscar a sincronia perfeita entre o momento de começar a acelerar e o momento de tirar o pé da embreagem, ok?
Se vc saiu de 1ª quando chegar nos 20km passa a 2ª e quando tiver em 40km/h passa a 3ª
Prá
reduzir de 3ª (60 km/h) para 2ª vc freia lentamente, aos poucos, até
chegar em 35km/h, pisa na embreagem, passa a 2ª, tira o pé da embreagem e
acelera ou faz a manobra. Geralmente se faz assim para entrar numa
curva fechada, rua ou passar na lombada.
Lembrem-se:
Marcha baixa (1ª, 2ª ou 3ª) = carro pesado e fácil de controlar
Marcha alta (4ª ou 5ª) = carro levinho e difícil de controlar