Condutores, 
imaginem a situação: você liga o carro, sai bem bonitinho e já na arrancada dá aquele socão. Ah, pois é!
O
 soco, chacoalhão ou pulo acontece quando vc solta o pé da embreagem, 
mas demora demais para acelerar, acelera muito lento ou afunda o pé com 
muita afobação. 
DICA IMPORTANTE
Imagine que a embreagem e o acelerador são dois trapezistas: um tem que segurar o outro depois do salto, ok?
Quando
 a trapezista embreagem sai do trampolim e vai soltando os braços do 
trapézio o trapezista acelerador já tem que ir segurando ela senão ela 
cai (o carro dá soco). Se ele segura a trapezista não cai (não dá soco).
Com
 o carro é a mesma coisa: vai soltando o pé da embreagem (a trapezista 
tá saindo da base prá fazer o vôo) e já vai acelerando (o trapezista 
acelerador vai saindo prá aparar a trapezista embreagem no meio do salto
 antes que ela caia) lentamente, sincronizado, quase junto (nunca 
junto). 
Recapitulando:
 vai soltando o pé da embreagem e vai acelerando devagar, mas de forma 
constante que o carro não dá soco. Nunca faça os 2 movimentos juntos, 
atrasa pouca coisa o pé do acelerador senão os trapezistas se chocam no 
ar. Um pouco de treino e vcs já estarão dominando esse fundamento. 
Bons 
treinos, condutores.