Condutores,
imaginem a situação: você liga o carro, sai bem bonitinho e já na arrancada dá aquele socão. Ah, pois é!
O
soco, chacoalhão ou pulo acontece quando vc solta o pé da embreagem,
mas demora demais para acelerar, acelera muito lento ou afunda o pé com
muita afobação.
DICA IMPORTANTE
Imagine que a embreagem e o acelerador são dois trapezistas: um tem que segurar o outro depois do salto, ok?
Quando
a trapezista embreagem sai do trampolim e vai soltando os braços do
trapézio o trapezista acelerador já tem que ir segurando ela senão ela
cai (o carro dá soco). Se ele segura a trapezista não cai (não dá soco).
Com
o carro é a mesma coisa: vai soltando o pé da embreagem (a trapezista
tá saindo da base prá fazer o vôo) e já vai acelerando (o trapezista
acelerador vai saindo prá aparar a trapezista embreagem no meio do salto
antes que ela caia) lentamente, sincronizado, quase junto (nunca
junto).
Recapitulando:
vai soltando o pé da embreagem e vai acelerando devagar, mas de forma
constante que o carro não dá soco. Nunca faça os 2 movimentos juntos,
atrasa pouca coisa o pé do acelerador senão os trapezistas se chocam no
ar. Um pouco de treino e vcs já estarão dominando esse fundamento.
Bons
treinos, condutores.