Pois bem,
condutores habilitados e futuros habilitados:
Chega a hora da gente fazer a carteira de
motorista: nos matriculamos nos CFC com toda a torcida do mundo de amigos e
familiares, passamos com louvor nas aulas teóricas (muitos usando a técnica nada
significativa do decoreba de leis), e chega o dia tão esperado: você nunca
sentou no banco do motorista na vida e agora vai dirigir pelas ruas da sua
cidade.
Não se assustem se a primeira reação for de medo
do carro, pois isso é absolutamente normal: a maioria nunca dirigiu antes, fica
tão concentrado na sensação de medo que esquece até as informações do instrutor
sobre cada instrumento do painel. E os pedais, então? Vixi!
Mas você sobrevive
à primeira aula, sai meio assustado e agora enfrenta as dificuldades para manter
o carro alinhado na pista durante as aulas: é um tal de zig zag, vai
prum lado, vai pro outro... A gente pensa que os carros que vem no sentido
contrário vão bater na gente ou que o ônibus fazendo a curva vai ralar na
lateral. E agora, um ciclista... um pedestre caminhando no acostamento... um
cachorro... motos trafegado na mesma pista e te dando passagem...
Calma pessoal, não é
o fim do mundo! Bem-vindos ao mundo maravilhoso e cotidiano do
trânsito!
O que no começo parece impossível de se conseguir, vc consegue nas
aulas seguintes: manter o carro na pista. O perigo é a pessoa se assustar porque
ainda não tem domínio do volante e fazer uma manobra brusca, se precipitar e
jogar o carro na calçada ou subir no meio fio. Por isso é importante a calma e a
serenidade. Olhem a foto:
Percebam que o condutor mantem o carro no meio da pista entre a
linha branca que delimita o acostamento e a faixa contínua dupla. Esse é o jeito
certo, universal, de conduzir em qualquer estrada. Se você vir que está
dirigindo torto, procura se alinhar no meio dos limites da pista.
Tá, mas e se tiver carro estacionado
rente ao meio-fio?
Nesse caso, você vai usar a mesma
estratégia do motorista da foto anterior: em vez de se guiar pela linha branca e
a faixa contínua dupla amarela da foto aí de cima, guie-se pela distância entre
o espelho retrovisor do(s) carro(s) estacionado(s) e a faixa amarela ou o meio
da pista que divide as duas mãos de direção (isso porque nem toda via tem faixa
pintada dividindo entre mão e contramão).
Não esqueça de guiar-se pela frente do
seu carro, pela cara do carro, pois é ela que indica o quanto temos de virar o
volante e para onde virar o volante.
Procure sempre manter-se afastado dos
obstáculos, guiando o carro em linha reta. Detalhe: nas retas nem sempre temos
de virar o volante por pouca coisa que seja, é só manter ele reto. A mão vai
funcionar como um leme, vai apenas manter o volante na posição em que está,
virando o volante quando for necessário de acordo com a imagem do trânsito que
você tem à sua frente.
Pode-se até dizer
que para manter o carro em linha reta, assim que as rodas estão retinhas na
pista e o carro em movimento, as mãos apenas descansam sobre o volante,
segurando sem apertar ou esmagar a direção.
Quando for necessário alinhar o
carro na pista, dá só um toquinho, ainda mais em carro de autoescola que tem
direção hidráulica e não viramos o volante quase nada.
Macete para deixar o carro reto sem zig-zag na pista: manter-se
dentro das linhas que separam a pista e longe dos carros estacionados.
Qualquer dúvida que ajude a tornar a aprendizagem significativa,
podem postar nos comentários.