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Como andar com o carro bem devagarinho, quase parando, sem deixar ele morrer

Olá condutores,
precisamos desse macete em quase tudo que fazemos no trânsito, pois sempre vai ter uma situação em que vc vai ser exigido a andar com o carro quase parando, mas sem parar, e sem deixar ele apagar. Vejamos:

- ao se aproximar de um cruzamento em que a preferencial não é sua (e ainda assim tem que estar alerta e dirigir pelo outro)

- numa fila de carros, com aquele pára e anda da cidade

- ao se aproximar da cancela do pedágio

- quando tem um acidente e o trânsito fica lento (inclusive na BR)

Então, como fazer?

É bem simples quando pegamos a manha do controle de embreagem e meia embreagem. Lembram que o ponto ideal é aquele onde o carro quer sair sozinho? Pois é, usamos o mesmo princípio e vamos explicar em detalhes.

Digamos que vc está se aproximando de um cruzamento ou a fila de carros está enooooooorme. Primeira coisa, a relação entre a marcha e a velocidade do carro é fundamental. Portanto:

1. em fila lenta em que você consegue andar numa boa em velocidades entre 20km/h e 40km/h coloque a 2ª marcha;
 
2. se o carro começar a dar socos, corcovios e querer ficar engasgado, pise na embreagem (sim, na embreagem mesmo) pouca coisa, com o carro andando, que ele pára de tremer e vc segue sem problemas. Daí vem alguém e diz: mas não pode pisar na embreagem com o carro andando. Claro que não, mas isso em altas velocidades, Com o carro quase parando tem que pisar senão ele corcovia. Daí vc pergunta pro cara que te criticou como ele faz em trânsito lento e espera a resposta;
 
3. se o trânsito tá lentão mesmo, aí vai ser difícil rodar acima de 10km/h, isso mesmo, naquele trânsito em que anda um tequinho e pára, anda outro pouquinho e pára de novo. Nesses casos, meus amigos, é de primeira marcha mesmo, fazendo a meia embreagem prá segurar bem o carro quando estiver parado e na hora que tiver de andar, basta levantar o pé do freio e achar aquele ponto da embreagem em que o carro quer sair sozinho e ir controlando no pedal;
 
4. Uma dica é treinar esses controles na rua de casa mesmo, sem ir muito longe, num pára e anda simulando trânsito lentão que logo vc pega a manha e nunca mais passa sufoco nessas situações. 

Qualquer coisa, comentem.

Bons treinos e muitas alegrias com seus melhores amigos de lata

5 comentários:

Anônimo disse...

Meia embreagem e pressionando o pedal de freio ao mesmo tempo?
wtf?
Que lógica é essa?
desconheço.
Pois ao deixarmos a embreagem na ''metade'', o carro estará quase saido, então pisar no freio vai de encontro a essa lógica.
São propostas antagônicas

@assueroqueiroz

Márcia Pontes disse...

Olá anônimo, obrigada pelo comentário. Não se trata de lógica, mas sim de segurança para quem está aprendendo a dirigir e ainda não tem prática. Numa situação em que vc está segurando o carro numa descida para sair e tem um cruzamento na frente é exatamente isso que vc vai fazer: segurar a meio pedal na embreagem para ele não morrer e segurarar no freio para ele não descer. Vai ficar nessa posição até que o carro que está passando pela preferencial siga a trajetória e vc possa ir em segurança. Também vai usar esse comando para manobrar e sair de vagas apertadas. Vai fazer isso também para sair do semáforo durante as primeiras de direção em 1ª marcha sem deixar o carro morrer. São situações cotidianas que nos exigem esses comandos, inclusive quando o tráfego está lento entre 3 e 5 km/h.

Mila Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mila Reis disse...

Olá, preciso de ajuda de como parar em um cruzamento. Estou aguardando resposta. Um abraço!

Ronaldo disse...

Muito bom suas instruções Márcia, precisamos muito no dia a dia no trânsito.

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