Anúncios Adsense para meu ID

A Sra meia embreagem costuma dar trabalho nas primeiras aulas deixando o aluno tenso a cada vez que o carro morre. A sensação de que nunca vamos conseguir achar o ponto ideal de embreagem é normal, ainda mais quando o instrutor faz aquela cara de quem não tá gostando. Isso só deixa o aluno mais tenso ainda, nervoso, e daí é que o carro apaga/morre feito um doido.

Calma, condutores! Prá isso tem remédio. Esses exercícios aqui podem ajudar bastante a entender a tal sincronia entre os pedais de embreagem e acelerador. Quando vc pergunta para quem dirige há mais tempo ou para o instrutor eles costumam dizer: "vai soltando a embreagem aos poucos e acelera". Mas isso não é suficiente para quem está aprendendo, né pessoal? Bom, vamos lá:

1. Exercício para achar o ponto ideal de embreagem com as mãos
Sim, é com as mãos mesmo, moçada. O movimento das mãos deixa mais fácil de entender como funciona a sincronia entre os pedais. Vejam a foto de como vcs devem colocar as mãos a frente, com os braços esticados e iniciar o movimento. Pode ser com os dedos mais fechados se quiserem (essa foi a única foto que achei).



1. As 2 mãos tem que estar alinhadas uma do lado da outra. 

2. Devagar, dobre o punho empurrando a mão esquerda para baixo até formar um ângulo com a mão direita e imagina que esse é o pé da embreagem indo até o fundo.

3. Na hora em que a mão esquerda começa a voltar para a posição anterior, para cima, quando ela chegar no meio em relação à outra mão que ainda não saiu do lugar, a mão direita que simula o pedal de acelerador já começa a baixar, como se estivesse pisando no acelerador

4. Notem a sincronia dos movimentos: uma vai subindo (soltando a embreagem) e a outra já vai baixando (pisando no pedal do acelerador)

5. Se a mão esquerda volta rápido (solta embreagem muito rápido), na hora que vc vai baixar a mão direita o carro já morreu. Porque? Porque faltou sincronia: uma mão vem voltando e a outra já tem que ir baixando tipo uma gangorra, sacaram?

É assim que funciona com os pedais de embreagem e acelerador. Igualzinho. Sincronia, condutores!

Vamos treinar com as mãos, compreender o movimento e depois passar para os pés?

 
Topo