Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, 

quem é que já não sentiu aquele tranco ou soco durante a troca de marchas? Você sabia que isso é prejudicial para o motor do seu carro? 

Vamos tentar explicar de maneira simples, numa linguagem fácil de compreender porque o problema acontece e como resolvê-lo. 

Para que o motor do seu carro funcione ele movimenta uma série de componentes que são muito complexos para tratarmos aqui um a um. Por isso, vamos nos ater à função da correia dentada. Basicamente, a correia dentada como essa aí da foto tem a função de transmitir movimento e sincronizar os eixos de manivelas e de comando de válvulas do motor do seu carro. 

 

Chama-se correia dentada porque, como vocês podem notar, possui alguns dentes que se encaixam nas engrenagens que fazem o motor do carro girar. 

Sem correia dentada o motor não gira e, consequentemente, o carro não anda. 



 


1. A correia dentada tem a sua função ligada à velocidade e à troca de marchas no carro;

2. Quanto mais alto o giro de motor, mais rápido a correia dentada vai movimentar as engrenagens;

3. Quando você muda a marcha do carro está interrompendo a comunicação entre as rodas e o motor naquele momento por alguns segundos para aumentar ou diminuir a marcha; só que o carro continua andando porque já estava em movimento;

4. É por isso que enquanto pisamos na embreagem não podemos acelerar e se fizermos isso ouviremos um baita barulhão no motor; 

5.  Imagine a mudança de marchas do carro comparado ao movimento de andar devagar, apertar o passo e correr. Essa é a nossa marcha, só que não precisamos de nenhuma alavanca para mudar o nosso passo, mas o carro precisa;

6. No carro, para colocarmos a marcha certa precisamos nos orientar por duas coisas: o conta-giros que indica a rotação por minuto do motor, ou, no começo da aprendizagem para entender melhor como isso funciona, adaptando a marcha à velocidade ideal. 

PORQUE O CARRO DÁ TRANCOS OU SOCOS?

O carro dá trancos ou socos quando você perde a sincronia entre a pisada no pedal da embreagem e a aceleração. Ou seja, pode soquear porque você demorou demais para voltar a acelerar depois que passou a marcha ou porque você fez a coisa certa, encontrou a sincronia, mas estava na velocidade inadequada (não baixou ou não aumentou a velocidade para aquela marcha). 

QUAL A VELOCIDADE CERTA PARA CADA MARCHA?

Depende do motor do seu carro. Carros 1.0 costumam ter marchas mais curtas, ou seja, consegue-se obter menos velocidade dentro de cada faixa de marcha do que nos carros com motor mais forte, acima de 1.0. 

Um exemplo: em carros populares como o Celta você consegue acelerar, no máximo, em 1ª marcha e sem forçar o motor até 20km/h. Já em carros com motor mais potente, a velocidade máxima para o carro rodar sem prejuízos ao motor costuma ser maior, de até 30km/h ou mais, como nos carros 1.6, 1.8 ou 2.0. 

Na verdade não existe uma regra fixa ou uma receita para se encontrar a velocidade ideal para cada faixa de marchas: isso e o seu carro que vai te dizer, motivo pelo qual temos que aprender a ouvir o nosso carro. 

No meu Celta a relação entre velocidades e marchas costuma ser a seguinte:

1ª marcha: só para sair com o carro e acelera no máximo até 20km/h;

2ª marcha: de 20 a 40km/h;

3ª marcha: de 40 a 55 ou 60km/h (momento de passar a 4ª);

4ª marcha: de 55 ou 60km/h até 70km/h;

5ª marcha: de 70km/h em diante

SIMULANDO O TRANCO NO CARRO 

Digamos que estou rodando com meu carro em 2ª marcha, com uma velocidade entre 20 a 40km/h, certo? Posso até estar rodando dentro da velocidade certa para aquela faixa de marchas, mas se no momento em que eu pisar na embreagem para passar a 3ª, se eu demorar muito para acelerar e o carro for perdendo força, se eu começar a acelerar de novo vai dar o tal tranco. 

Outra situação: Digamos que estou rodando de 4ª marcha a uns 60km/h confortavelmente, mas preciso passar a 2ª marcha. Se eu reduzir direto sem frear suave e sem baixar a velocidade para a faixa ideal, que é entre 20 e 40km/h, vai dar o tranco. Porquê? 

Por quê o motor do carro estava com giro alto, preparado para rodar entre velocidades de 55 a 70km/h, e não estava preparado, não estava no giro de motor certo para rodar na baixa velocidade da 2ª marcha, que é entre 20 e 40km/h. 

Você pode, tranquilamente, reduzir direto de 4ª para 2ª marcha sem passar a 3ª, mas tem que frear suave antes para a velocidade baixar até a faixa ideal de velocidades ou giro do motor para a segunda marcha. 

PORQUÊ O TRANCO PREJUDICA O CARRO?

O tranco prejudica o carro porque ele age diretamente sobre a correia dentada que naquele momento em que está girando está numa velocidade adequada e numa marcha adequada. Mas, se o giro de motor está alto e você não freou suave para a velocidade baixar preparando o carro para entrar a marcha certa é onde dá o tranco que causa uma distensão na correia dentada. Com o tempo isso pode até fazê-la arrebentar e destruir partes do motor do seu carro.

Imagine que você esteja segurando uma cinta em cada uma das mãos: aí você afrouxa a cinta e depois dá aquele tranco súbito. É mais ou menos isso que acontece com a correia dentada quando o carro dá um tranco: ela distende com uma violência prejudicial ao motor.

Para terem ideia, se a correia dentada arrebenta com o carro em movimento (e é praticamente nessas situações em que ela arrebenta), o estrago não sai por menos de R$ 3 mil dependendo do ano e modelo do carro. 

Por isso, é importante sempre trazer a velocidade certa para a marcha certa antes de trocar de marcha.

Faça a manutenção preventiva sempre do seu carro e providencie a troca da correia dentada a cada 20 mil quilômetros. Passar a marcha certa também aumenta a vida útil da correia dentada e de outros componentes do motor do carro. 

Se ficou complicada a explicação, podem postar nos comentários que procurarei facilitar o entendimento, ok? 




 
 
Topo