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Deixar o carro morrer, com certeza, é uma das piores tormentas na vida de todo aluno de autoescola e motorista recém-habilitado ou que que é habilitado há bastante tempo e resolveu voltar a dirigir. 

Mas, o que é que explica o carro não morrer durante as aulas e morrer direto no dia da prova? 

Quanto a interromper o funcionamento do motor, em minha opinião e pelo tanto que interagimos com os alunos no Grupo Aprendendo a Dirigir, isso tem a ver com instruções tão óbvias e tão básicas que deixam de ser dadas pelo instrutor justamente por serem óbvias e básicas demais e acaba passando batido.

Aquela possibilidade da perna tremer tanto que o carro morra até existe, mas um trabalho para controle da ansiedade com acolhimento emocional ao aluno pode ajudar e faz toda a diferença.

Mas a questão está, muitas vezes, em ensinar ao aluno de forma que ele procure o tal ponto da tremidinha, que é o ponto limite e mais próximo da MORTE do carro. 

Quando o aluno aprende a procurar o ponto da embreagem em que o carro começa a se MOVER ele está preparado para dirigir qualquer tipo de carro sem deixá-lo morrer logo de cara. 

Além disso, no ponto em que o carro começa a se mover o aluno ainda tem uma margem de segurança na pisada de pedal caso ele erre o ponto. O que vai acontecer é o aluno dar uma chacoalhadinha no carro, mas evita que ele morra. Já quando se busca o ponto da tremidinha essa margem não existe e qualquer erro faz o carro morrer rápido.

Outra dica que faz toda a diferença para o aluno é dizer à ele: “na hora em que for perceber que o carro vai morrer pisa de leve na embreagem que ele volta à vida”. Funciona que é uma beleza, pois o aluno já sabe o que fazer assim que sente que o carro vai dar aquela apagada no dia da prova ou dirigindo no dia a dia. 

Vejam este vídeo que explica a diferença entre o ponto ideal de embreagem quando o carro começa a se MOVER e procurar o ponto da tremidinha, que é o limite entre a vida e a morte do carro. 



Nesse outros vídeo veja a posição ideal do pé no pedal de embreagem depois de passar as marchas. Nunca devemos apoiar o calcanhar do pé esquerdo no chão do carro quando estiver o utilizando para dirigir!


 
E neste outro vídeo, veja a posição dos pés nas conversões. Lembrando que não devemos pisar na embreagem quando estivermos fazendo conversões com o carro em movimento, ok? 


 
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